Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106927
Título: 
Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
Título alternativo: 
The Mistakes in the Mathematical Learning/Teaching Process
Autor(es): 
Félix Correia, Carlos Eduardo
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1981-8106
Resumo: 
  • O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares. Palavras-chave: Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica.
  • The aim of this paper is to contribute with the questions about the Mathematical learning/teaching process at elementary school presenting a positive point of view from the pupil’s mathematical mistakes in sense that the ones could be take as a methodological recourse and as a guide of the pedagogical practice by the teachers. So, this paper presents a theoretical study about the mistakes, passing by a brief historic about the researches involving this theme around the world and point since when this theme have been studding in Brazil. Deals also with a valuation culture attacked by the teachers and the school agents. Key-words: Mathematical Mistakes; Mathematical Valuation; Pedagogical Practice.
Data de publicação: 
5-Mai-2010
Citação: 
Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 34, 2010, p. 169.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Educação - Educação Matemática
  • Erros em Matemática
  • Avaliação em Matemática
  • Prática Pedagógica.
  • educação matemática
Fonte: 
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2849
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/106927
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.