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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107139
Título: 
Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
Autor(es): 
Carvalho, Alonso Bezerra de
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1981-8106
Resumo: 
Weber ao pensar a questão da ação pedagógica e da pesquisa científica o faz de maneira que indica a especificidade da cultura moderna ocidental, onde a instauração do processo de racionalização tornou-se um elemento de importância significativa. Assim, o novo significado adquirido pelo professor quanto pela ciência, na modernidade, está assentado na idéia de que o conhecimento estaria destituído da capacidade de instaurar uma ‘concepção de mundo’ com validade universal. Se aceitamos a idéia de que a ciência e a pedagogia deveria fornecer sentido ao nosso cotidiano, para o nosso bem viver, a descrição de Weber certamente nos contraria. O empreendimento científico e a ação pedagógica, com o objetivo de buscar a verdade e a compreensão dos fatos, estariam distante da possibilidade de instaurar um conhecimento com validade objetiva universal.
Data de publicação: 
1998
Citação: 
Educação: Teoria e Prática, v. 6, n. 10/11, 1998, p. 12.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Fonte: 
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2362
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107139
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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