You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10718
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernández, Amparo Ygual-
dc.contributor.authorMérida, José Francisco Cervera-
dc.contributor.authorCunha, Vera Lúcia Orlandi-
dc.contributor.authorBatista, Andrea Oliveira-
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:29Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:29Z-
dc.date.issued2010-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000056-
dc.identifier.citationRevista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 3, p. 499-504, 2010.-
dc.identifier.issn1516-1846-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10718-
dc.description.abstractTEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.pt
dc.description.abstractBACKGROUND: evaluation and intervention in dysortographia. PURPOSE: to describe and discuss findings from researches concerning dysortographia according to its definition, etiology, errors semiology classification, clinical findings, evaluation, and intervention. CONCLUSION: speech language evaluation and intervention should be based on error semiology classification because in this way it is possible to understand each type of error and the linguistic and cognitive factors related to them. This is associated with the orientations to parents and teachers on how to work with orthography at home or at the classroom without causing distress and anxiety to the children.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent499-504-
dc.language.isopor-
dc.publisherCEFAC Saúde e Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectReabilitaçãopt
dc.subjectEscrita Manualpt
dc.subjectTranstornos de Aprendizagempt
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectRehabilitationen
dc.subjectHandwritingen
dc.subjectLearning Disordersen
dc.titleAvaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literaturapt
dc.title.alternativeEvaluation and intervention of dysortographia based on error semiology: literature reviewen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de Valencia Faculdade de Psicologia-
dc.contributor.institutionUniversidade Autônoma de Barcelona-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.description.affiliationUniversidade de Valencia Faculdade de Psicologia-
dc.description.affiliationUniversidade Autônoma de Barcelona-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciências Médicas-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-18462010005000056-
dc.identifier.scieloS1516-18462010000300017-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-18462010000300017.pdf-
dc.relation.ispartofRevista CEFAC-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.