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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108286
Título: 
Concepções de educação ambiental e suas abordagens políticas: análise de trabalhos dos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (I, II e III EPEAs)
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2177-580X
Resumo: 
Este artigo analisa os trabalhos apresentados nos I, II e III Encontrosde Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Tem como corpusdocumental 61 trabalhos, definidos através de uma amostragem aleatóriaestratificada a partir das edições dos eventos. Seus objetivos são: ainvestigação do entendimento dado à dimensão política da educaçãoambiental, a caracterização das concepções de educação ambiental e aidentificação das abordagens políticas dessas concepções. Trata-se de umaanálise documental de abordagem qualitativa. A análise foi realizadaatravés das categorias: concepção emancipatória de educação, concepçãotransformadora da relação sociedade-natureza (que configuram umaconcepção transformadora de EA), concepção conservadora de educaçãoe concepção conservadora da relação sociedade-natureza (que definemuma concepção conservadora de EA). Sessenta e quatro por cento dostrabalhos foram compreendidos como concepção transformadora e os36% restantes foram considerados portadores de uma concepçãoconservadora. Dos 61 trabalhos, 18 relacionam educação ambiental com adimensão política.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
Pesquisa em Educação Ambiental, v. 6, n. 1, 2011, p. 47-65.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Fonte: 
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6227
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/108286
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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