Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109767
Título: 
Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
Título alternativo: 
Theodor Adorno and Hannah Arendt: confluences in the field of philosophy of education
Autor(es): 
Bueno, Sinésio Ferraz
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-4060
Resumo: 
  • The aim of this paper is to analyze the confluences between the thinking of philosophers Theodor Adorno and Hannah Arendt in critiquing totalitarianism and fascism in the post-World War II period. Looking for approximation between the works of both philosophers, the most relevant aspects of this criticism for the philosophy of education will be explicited.
  • O objetivo deste artigo consiste em analisar a confluência entre o pensamento dos filósofos Theodor Adorno e Hannah Arendt na crítica ao totalitarismo e ao fascismo no período pós-Segunda Guerra Mundial. Procurando aproximar a obra de ambos, serão explicitados em especial os aspectos mais relevantes dessa crítica no campo da filosofia da educação.
Data de publicação: 
1-Set-2013
Citação: 
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 49, p. 299-307, 2013.
Duração: 
299-307
Publicador: 
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
Palavras-chaves: 
  • teoria crítica
  • filosofia da educação
  • personalidade autoritária
  • fascismo
  • totalitarismo
  • critical theory
  • philosophy of education
  • authoritarian personality
  • fascism
  • totalitarianism
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000300016
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109767
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.