Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gazoli, Monalisa Renata | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-06T15:59:51Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:15:32Z | - |
dc.date.available | 2015-01-06T15:59:51Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:15:32Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | GAZOLI, Monalisa Renata. Série de leitura Proença (1926-1928) e o ensino da leitura no Estado de São Paulo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. ISBN 9788579832222 | - |
dc.identifier.isbn | 9788579832222 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/113725 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113725 | - |
dc.description.abstract | A obra esmiúça a chamada Série de leitura Proença, formada pelos livros didáticos de autoria do professor Antônio Firmino Proença (1880 -1946), usados na alfabetização de gerações de brasileiros especialmente em São Paulo, mas também em outros estados. As cinco publicações da série, escritas ente 1926 e 1928, foram reeditadas dezenas de vezes até meados dos anos 1950. Ao mesmo tempo, a autora traça uma biografia detalhada do autor. No livro, Monalisa Renata Gazoli investiga a proposta de Proença para o ensino de leitura do antigo curso primário, em continuidade à de alfabetização apresentada pelo autor na Cartilha Proença, de 1926, primeira publicação da coleção. A autora também analisa o método analítico de ensino de leitura e escrita da série, uma das principais linhas de alfabetização da época. O livro leva à comunidade acadêmico-científica informações e aspectos até então inexplorados da vida, da atuação profissional e da produção didática do educador paulista, como lembra a professora livre-docente Maria do Rosário Longo Mortatti, coordenadora do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (GPGELLB). | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | pt |
dc.format.extent | 228 p. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.relation.ispartofseries | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.subject | Proenca, Antonio Firmino de, 1880-1946 | pt |
dc.subject | Cartilhas - Brasil - História | pt |
dc.subject | Leitura - História - São Paulo (Estado) | pt |
dc.subject | Alfabetização - São Paulo (Estado) - História | pt |
dc.title | Série de leitura Proença (1926-1928) e o ensino da leitura no Estado de São Paulo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 08/02068-3 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579832222.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000711597 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.