Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113725
Título: 
Série de leitura Proença (1926-1928) e o ensino da leitura no Estado de São Paulo
Autor(es): 
Gazoli, Monalisa Renata
ISBN: 
9788579832222
Financiador: 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Número do financiamento: 
FAPESP: 08/02068-3
Resumo: 
A obra esmiúça a chamada Série de leitura Proença, formada pelos livros didáticos de autoria do professor Antônio Firmino Proença (1880 -1946), usados na alfabetização de gerações de brasileiros especialmente em São Paulo, mas também em outros estados. As cinco publicações da série, escritas ente 1926 e 1928, foram reeditadas dezenas de vezes até meados dos anos 1950. Ao mesmo tempo, a autora traça uma biografia detalhada do autor. No livro, Monalisa Renata Gazoli investiga a proposta de Proença para o ensino de leitura do antigo curso primário, em continuidade à de alfabetização apresentada pelo autor na Cartilha Proença, de 1926, primeira publicação da coleção. A autora também analisa o método analítico de ensino de leitura e escrita da série, uma das principais linhas de alfabetização da época. O livro leva à comunidade acadêmico-científica informações e aspectos até então inexplorados da vida, da atuação profissional e da produção didática do educador paulista, como lembra a professora livre-docente Maria do Rosário Longo Mortatti, coordenadora do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (GPGELLB).
Data de publicação: 
2011
Citação: 
GAZOLI, Monalisa Renata. Série de leitura Proença (1926-1928) e o ensino da leitura no Estado de São Paulo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. ISBN 9788579832222
Relatório da Série N.º: 
Coleção PROPG Digital (UNESP)
Duração: 
228 p.
Publicador: 
Cultura Acadêmica
Palavras-chaves: 
  • Proenca, Antonio Firmino de, 1880-1946
  • Cartilhas - Brasil - História
  • Leitura - História - São Paulo (Estado)
  • Alfabetização - São Paulo (Estado) - História
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/113725
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.