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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115054
Título: 
Atitudes sociais em relação à inclusão: estudos brasileiros
Título alternativo: 
Attitudes in relation to social inclusion: brazilian studies
Autor(es): 
Omote, Sadao
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1982-5587
Resumo: 
  • An important component of the Inclusive Education can be the social attitudes toward inclusion presented by teachers, students and other members of the school community. The aim of this paper is to systematize main fidings of some Brazilian studies concerning that theme. The results of studies in which the Likert Scale of Social Attitudes toward Inclusion was used are summarized. Twelve studies were analyzed, examining the relationship between the social attitudes toward inclusion and some subjects characteristics, highlighting the chronological age, formation area, educational experience and previous experience with people with deficiency. The results were not able to demonstrate in a conclusive way the nature of the relationship between each of these variables and the social attitudes toward inclusion. These seem to be affected by a group of complexly related variables of the subjects and of the target of social attitudes.
  • Um importante componente da Educação Inclusiva podem ser as atitudes sociais em relação à inclusão apresentadas por professores, alunos e demais membros da comunidade escolar. Esta comunicação tem o objetivo de sistematizar principais achados de alguns estudos brasileiros acerca dessa temática. São sumarizados resultados de estudos nos quais foi utilizada a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão. Foram analisados 12 estudos, examinando a relação entre as atitudes sociais em relação à inclusão e algumas características dos participantes, destacando a idade cronológica, área de formação, experiência docente e experiência prévia com pessoas com deficiência. Os resultados encontrados não demonstram de modo conclusivo a natureza da relação entre essas variáveis e as atitudes sociais em relação à inclusão. Estas parecem ser determinadas por um conjunto de variáveis, tanto dos sujeitos quanto dos objetos de atitudes sociais, complexamente relacionadas.
Data de publicação: 
2013
Citação: 
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 639-649, 2013.
Duração: 
639-649
Palavras-chaves: 
  • Educação Especial
  • inclusão
  • Escala de atitudes sociais
Fonte: 
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6586
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115054
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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