You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118500
Title: 
Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino
Author(s): 
Campos, Tatiane Aguilar de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
O trabalho realizado teve focalizou o potencial dos estágios supervisionados de prática de ensino enquanto dispositivo de formação, capaz de suscitar reflexões por parte dos estudantes de licenciaturas. Buscou-se identificar as principais reflexões apresentadas pelos estagiários (sobre o trabalho docente, sobre o ensino, sobre a escola, os alunos, etc.) após a vivência supervisionada no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa, por meio do estudo dos relatórios de estágio, focalizando-os em seu conteúdo. Ao final da pesquisa, percebeu-se que a experiência vivida no ambiente escolar, despertou nos estagiários importantes reflexões sobre a prática docente. Eles apontaram questões que os afligiram relacionando a teoria estudada na universidade com a experiência vivida no ambiente escolar. Considera-se que esses pontos destacados nos relatórios assumem destacada importância para essa fase inicial de formação docente e podem favorecer o estabelecimento, no futuro profissional, de uma relação mais reflexiva com a docência
Issue Date: 
2013
Citation: 
CAMPOS, Tatiane Aguilar de. Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino. 2013. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
Time Duration: 
35 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Professores - Formação
  • Pratica de ensino
  • Estagios supervisionados
  • Reflexão (Filosofia)
  • Experiencia de vida
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118500
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.