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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122534
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoncin, Geovana-
dc.contributor.authorLonghin, Sanderleia Roberta-
dc.date.accessioned2015-04-27T11:55:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:46:31Z-
dc.date.available2015-04-27T11:55:50Z-
dc.date.available2016-10-25T20:46:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/1093-
dc.identifier.citationRevista Linguagem & Ensino, v. 17, n. 2, p. 525-549, 2014.-
dc.identifier.issn1983-2400-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122534-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/122534-
dc.description.abstractIn this article we address the causality conveyed by constructions with porque in compositions written by students from a public school. Our purpose is to compare factors of cognitive and discursive order for examining possible motivations related to the variability and to the complexity involved in causal constructions. The analysis that we propose assumes that porque may have different interpretations depending on the context of use and may indicate the cause of an actual event, or the cause of a belief, or the cause of a speech act. We consider some theses of ontogenetic nature that support that the most cognitively complex meanings appear later, but we hold that there are other issues at stake. In what follows, we present evidence that the emergence of different causal relations with porque also takes place as a result of the operation of discourse genres.en
dc.description.abstractNeste artigo, tratamos da causalidade veiculada pelas construções com porque em textos escolares, com o propósito de equacionar a relevância de fatores de ordem cognitiva e de ordem discursiva para a investigação das motivações acerca da realização variável e da complexidade envolvidas nas construções causais. Partimos da constatação de que porque é passível de diferentes interpretações, a depender do contexto de uso, podendo sinalizar a causa de um evento real, a causa de uma crença e a causa de um ato de fala. Contemplamos teses de natureza ontogenética que sustentam que os significados cognitivamente mais complexos são mais tardios, mas defendemos que há outros fatores em jogo. Apresentamos evidências de que a emergência de diferentes relações causais com porque se configura também em função do funcionamento dos gêneros de discurso.pt
dc.format.extent525-549-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectJunçãopt
dc.subjectCausalidadept
dc.subjectEscritapt
dc.subjectJunctionen
dc.subjectCausalityen
dc.subjectWritingen
dc.titleA causalidade de porque em textos escolares: domínios de atuação, gêneros de produçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Teoria Lingüística e Literária, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Teoria Lingüística e Literária, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1983-2400-2014-17-02-525-549.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Linguagem & Ensino-
dc.identifier.lattes4945608487209026-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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