Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124714
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zancul, Maria Cristina de Senzi | - |
dc.contributor.author | Almeida, Maria José Pereira Monteiro | - |
dc.contributor.author | Viveiro, Alessandra Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T18:27:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:51:19Z | - |
dc.date.available | 2015-07-15T18:27:32Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:51:19Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier | http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_Z.html | - |
dc.identifier.citation | IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, v. extra, p. 3775-3779, 2013. | - |
dc.identifier.issn | 0212-4521 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/124714 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124714 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é buscar compreender aspectos do trabalho experimental no ensino de Física no Brasil no passado, focalizando um instrumento antigo - o tubo de Newton. Considerando que a partir da Reforma Francisco Campos, em 1931, houve uma expansão do ensino secundário brasileiro e um aumento da presença de disciplinas científicas no currículo desse curso, examinamos as recomendações oficiais para o ensino de Física de 1931até 1961, quando foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Procuramos investigar como o uso do tubo de Newton aparece em livros didáticos de Física para a educação secundária, editados em nosso país, no período delimitado. Em nossas conclusões consideramos que o conhecimento histórico pode ajudar a compreender aspectos relevantes a respeito do papel da experimentação no ensino de Física em nossos dias. | pt |
dc.format.extent | 3775-3779 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Instrumentos antigos | pt |
dc.subject | História do ensino de ciências e de física | pt |
dc.subject | Ensino de Física | pt |
dc.title | Instrumentos antigos para o ensino de física: o tubo de Newton e seu uso no passado | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | - |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | - |
dc.relation.ispartof | IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias | - |
dc.identifier.lattes | 6847958862033252 | - |
dc.identifier.lattes | 2628131697247851 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.