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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124714
Título: 
Instrumentos antigos para o ensino de física: o tubo de Newton e seu uso no passado
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0212-4521
Resumo: 
O objetivo deste estudo é buscar compreender aspectos do trabalho experimental no ensino de Física no Brasil no passado, focalizando um instrumento antigo - o tubo de Newton. Considerando que a partir da Reforma Francisco Campos, em 1931, houve uma expansão do ensino secundário brasileiro e um aumento da presença de disciplinas científicas no currículo desse curso, examinamos as recomendações oficiais para o ensino de Física de 1931até 1961, quando foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Procuramos investigar como o uso do tubo de Newton aparece em livros didáticos de Física para a educação secundária, editados em nosso país, no período delimitado. Em nossas conclusões consideramos que o conhecimento histórico pode ajudar a compreender aspectos relevantes a respeito do papel da experimentação no ensino de Física em nossos dias.
Data de publicação: 
2013
Citação: 
IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, v. extra, p. 3775-3779, 2013.
Duração: 
3775-3779
Palavras-chaves: 
  • Instrumentos antigos
  • História do ensino de ciências e de física
  • Ensino de Física
Fonte: 
http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_Z.html
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso restrito
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124714
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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