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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125416
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dc.contributor.authorRios, Karyne De Souza Augusto-
dc.contributor.authorDenari, Fátima Elisabeth-
dc.date.accessioned2015-07-16T18:48:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:50Z-
dc.date.available2015-07-16T18:48:33Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:50Z-
dc.date.issued2011-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200008-
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 27, n. 2, p. 157-168, 2011.-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125416-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125416-
dc.description.abstractThis study, based on the model of Positive Behavior Support, aims to identify how 40 primary school directors describe the process of development, application, and evaluation of educational strategies for pupils with behavioral problems. The results from a questionnaire indicated that 77.5% of the directors had pupils with behavioral problems. The most commonly used educational strategies of intervention were to speak with the child (13.3%) or with the parents (13.3%). The most common action for evaluation was observation of the child (27.6%). In general, the study verified that the strategies were employed informally and unsystematically. These findings indicate that research about the inclusion of children with behavioral problems is needed and challenge to rethink about the educators professional training.en
dc.description.abstractBaseado no modelo de Apoio Comportamental Positivo o estudo objetivou identificar como 40 diretores de escolas de educação infantil descreviam o processo de elaboração, aplicação e avaliação de estratégias educativas para comportamentos-problema de alunos. Resultados do questionário apontaram que 77,5% dos diretores indicaram comportamentos-problema em seus alunos. As estratégias educativas mais utilizadas foram conversar com a criança (13,3%) e conversar com pais (13,3%). A ação mais utilizada para a avaliação foi a observação da criança (27,6%). De forma geral, verificou-se que as estratégias utilizadas foram realizadas informal e assistematicamente. Aponta-se a necessidade de pesquisas sobre a inclusão de crianças com comportamentos-problema e o desafio de repensar a formação dos educadores.pt
dc.format.extent157-168-
dc.language.isopor-
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectinclusionen
dc.subjectelementary education schoolen
dc.subjectbehavioral problemsen
dc.subjectPositive Behavior Supporten
dc.subjectinclusãopt
dc.subjecteducação infantilpt
dc.subjectcomportamentos-problemapt
dc.subjectApoio Comportamental Positivopt
dc.titleApoio comportamental positivo: estratégias educacionais aplicadas a comportamentos-problema de alunospt
dc.title.alternativePositive behavior support: educational strategies for problematic behavior of pupilsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionCentro Universitário Adventista de São Paulo-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos-
dc.description.affiliationCentro Universitário Adventista de São Paulo-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722011000200008-
dc.identifier.scieloS0102-37722011000200008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-37722011000200008.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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