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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125416
Título: 
Apoio comportamental positivo: estratégias educacionais aplicadas a comportamentos-problema de alunos
Título alternativo: 
Positive behavior support: educational strategies for problematic behavior of pupils
Autor(es): 
Instituição: 
  • Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Universidade Federal de São Carlos
ISSN: 
0102-3772
Resumo: 
  • This study, based on the model of Positive Behavior Support, aims to identify how 40 primary school directors describe the process of development, application, and evaluation of educational strategies for pupils with behavioral problems. The results from a questionnaire indicated that 77.5% of the directors had pupils with behavioral problems. The most commonly used educational strategies of intervention were to speak with the child (13.3%) or with the parents (13.3%). The most common action for evaluation was observation of the child (27.6%). In general, the study verified that the strategies were employed informally and unsystematically. These findings indicate that research about the inclusion of children with behavioral problems is needed and challenge to rethink about the educators professional training.
  • Baseado no modelo de Apoio Comportamental Positivo o estudo objetivou identificar como 40 diretores de escolas de educação infantil descreviam o processo de elaboração, aplicação e avaliação de estratégias educativas para comportamentos-problema de alunos. Resultados do questionário apontaram que 77,5% dos diretores indicaram comportamentos-problema em seus alunos. As estratégias educativas mais utilizadas foram conversar com a criança (13,3%) e conversar com pais (13,3%). A ação mais utilizada para a avaliação foi a observação da criança (27,6%). De forma geral, verificou-se que as estratégias utilizadas foram realizadas informal e assistematicamente. Aponta-se a necessidade de pesquisas sobre a inclusão de crianças com comportamentos-problema e o desafio de repensar a formação dos educadores.
Data de publicação: 
1-Jun-2011
Citação: 
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 27, n. 2, p. 157-168, 2011.
Duração: 
157-168
Publicador: 
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Palavras-chaves: 
  • inclusion
  • elementary education school
  • behavioral problems
  • Positive Behavior Support
  • inclusão
  • educação infantil
  • comportamentos-problema
  • Apoio Comportamental Positivo
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200008
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/125416
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