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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134357
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Giardinetto, José Roberto Boettger [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Moreira, Lucas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-26T20:50:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:30:11Z | - |
dc.date.available | 2016-02-26T20:50:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:30:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-03 | - |
dc.identifier.citation | 33004056091P0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/134357 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134357 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca analisar como a interdisciplinaridade na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica contribui para a apropriação do conteúdo matemático “Funções” ao mesmo tempo em que promove a reflexão crítica da realidade social em alunos do ensino médio, superando a Pedagogia de Projetos. A problemática da pesquisa se deu a partir do questionamento: Como a interdisciplinaridade pode ser materializada no ensino da matemática a partir da proposta pedagógica da PHC? A metodologia adotada foi de cunho qualitativa, nos moldes da pesquisa-ação. A análise consiste em uma visão interpretativa dos dados referentes ao desenvolvimento de uma sequência didática, para o ensino de função do 1º grau para alunos de uma 1ª série do ensino médio de uma escola estadual de São Paulo. Os dados foram divididos em três categorias, nas quais apresentamos as falas e os registros dos alunos no decorrer das atividades. Pela análise dos resultados, ficou evidente que os alunos se apropriaram de elementos do conteúdo de função. A interdisciplinaridade foi materializada nas ações dos alunos, que a partir da necessidade do aprofundamento do conteúdo, buscaram contribuições de professores de outras disciplinas. Os alunos demonstraram que a abordagem de um tema político-social, norteando as atividades, contribuiu para o aumento do interesse no estudo da Matemática. Além disso, o tema político-social auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico em relação ao tema alimentação, de tal forma que os alunos se mobilizaram para socializar os novos conhecimentos com a comunidade. Por fim, entendemos que a Pedagogia de Projetos, ao priorizar conteúdos relativos a realidade imediata do aluno, foi superada nesse trabalho pela Pedagogia Histórico-Crítica, no sentido que essa prioriza o conteúdo matemático. Assim sendo, a interdisciplinaridade nessa perspectiva colaborou para o processo de apropriação do conteúdo escolar proposto. | pt |
dc.description.abstract | This paper seeks to examine how interdisciplinary the perspective of HistoricalCritical Pedagogy contributes to the appropriation of the mathematical content "functions" while promoting critical reflection of social reality in high school students, exceeding the Project Pedagogy. The issue of research took place from the question: How interdisciplinary it can be materialized in mathematics education from the pedagogical proposal of PHC? The methodology was qualitative in nature, along the lines of action research. The analysis consists of an interpretive view of the data for the development of a didactic sequence for the function of teaching the 1st degree for students of 1st year of high school in a public school in São Paulo. The data are dived in three categories, in which we present the statements and records of the students during the activities. By analyzing the results, it was evident that the students have appropriated function of content elements. The interdisciplinary approach was embodied in the actions of students who from the need to deepen the content, teachers sought contributions from other disciplines. Students have shown that the approach of a political and social issue, guiding activities, contributed to the increased interest in the study of mathematics. Moreover, the political and social issue helped in the development of critical thinking in relation to the theme food, so that students have mobilized to socialize the new knowledge with the community. Finally, we understand that the Project Pedagogy, to prioritize content on the immediate reality of the student, it was overcome in this work for the HistoricalCritical Pedagogy in the sense that prioritizes the mathematical content. Therefore, the interdisciplinary perspective that contributed to the process of appropriation of the proposed school content. | en |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt |
dc.subject | Ensino de matemática | pt |
dc.subject | Temas político-sociais | pt |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt |
dc.subject | Interdisciplinary | en |
dc.subject | Mathematics teaching | en |
dc.subject | Historical-critical pedagogy | en |
dc.subject | Political and social issues | en |
dc.title | A interdisciplinaridade no ensino da matemática pela perspectiva da pedagogia histórico-crítica: superando a pedagogia de projetos | pt |
dc.title.alternative | Interdisciplinarity teaching math the perspective of historical and critical pedagogy: overcoming project pedagogia | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | pt |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.aleph | 000865749 | pt |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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