Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134421
Título: 
Algumas tendências das publicações relacionadas à Astronomia em periódicos brasileiros de ensino de Física nas últimas décadas
Título alternativo: 
Some trends of publications related to astronomy in physics education journals in the last decades
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1415-2150
Financiador: 
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)
Resumo: 
  • This paper was aimed at the analysis of the publications relat ed to Astronomy in the last decades, present in two Physics Education journals in Brazil: Caderno Brasileiro de Ensino de Física and Revista Brasileira de Ensino de Física. Through the analysis of their contents it was possible to realize some trends in the Astronomy Education, such as: the frequen cy of papers of this area in these journals; the academic background of their authors, the subjects related to Astronomy and the approaches which appear in the papers analyzed. We connected some of these facts to the growth of the Astronomy Education research in the country.
  • Apresentamos neste artigo uma análise sobre as publicações relacionadas à Astronomia nas últimas décadas, presentes em dois perió dicos de ensino de Física no país: o Caderno Brasileiro de Ensino de Física e a Revista Brasileira de Ensino de Física. Pelos conteúdos dessas publicações foi possível inferir algumas tendências da área de ensino de Astronomia, tais como: a frequência de publicações de artigos dessa natureza nesses perió dicos no período analisado, a formação acadêmica dos autores que os publicaram, as temáticas relacionadas à Astronomia que aparecem nos artigos e as respectivas abordagens. Relacionamos alguns fatos ao cresci mento da pesquisa no ensino da Astronomia no país.
Data de publicação: 
2010
Citação: 
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 225-238, 2010.
Duração: 
225-238
Palavras-chaves: 
  • Astronomy education
  • Physics education
  • Content analysis
  • Research
  • State of art
  • Ensino de astronomia
  • Ensino de física
  • Análise de conteúdo
  • Estado da arte
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120214
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134421
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.