Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134427
Título: 
Um estudo dos avanços conceituais dos estudantes sobre calor e temperatura decorrentes da aplicação de uma estratégia de ensino inspirada na teoria de Lakatos
Título alternativo: 
A study about students’ conceptual development on heath and temperature due to the application of a teaching strategy inspired by Lakatos’ theory
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
ISSN: 
1850-6666
Resumo: 
  • We report here a study about the application of a formal teaching strategy about heat and temperature concepts applied among high school students. The strategy belongs to a research trend which deals with epistemological analogies and has an innovative character related to the students’ preparation for rational debates between conceptions and/or rival theories, using didactical rational reconstruction (DRR) which aims to help scientific concepts rational learning. We investigate the outcomes of this preparation and students’ conceptual development, analyzed through a qualitative-interpretative methodological approach.
  • Relata-se aqui um estudo sobre a aplicação de uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos no ensino formal dos conceitos de calor e temperatura em estudantes do ensino médio. A estratégia pertence a uma linha de investigação que realiza analogias epistemológicas e tem um caráter inovador, relacionado à preparação do estudante para debates racionais entre concepções e/ou teorias rivais por meio de uma Reconstrução Racional Didática (RRD) que visa auxiliar o aprendizado racional de conceitos científicos. Investiga-se os resultados dessa preparação juntamente com os avanços conceituais dos estudantes, analisados por uma metodologia de cunho qualitativo-interpretativo.
Data de publicação: 
2010
Citação: 
Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 5, n. 1, p. 1-19, 2010.
Duração: 
1-19
Palavras-chaves: 
  • Physics teaching
  • Teaching strategies
  • Heath and temperature
  • Rational learning
  • History and philosophy of science
  • Didactical rational reconstruction
  • Ensino de Física
  • Estratégias de ensino
  • Distinção entre calor e temperatura
  • História e Filosofia da Ciência
  • Reconstrução racional didatica
Fonte: 
http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/article/view/7411
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134427
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.