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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134442
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dc.contributor.authorSalandim-Martins, Maria Ednéia-
dc.contributor.authorGarnica, Antonio Vicente Marafioti-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:30:24Z-
dc.date.available2016-03-02T12:56:45Z-
dc.date.available2016-10-25T21:30:24Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100014-
dc.identifier.citationCiência e Educação, v. 16, p. 235-258, 2010.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134442-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134442-
dc.description.abstractThe central focus of this paper is to establish that the Brazilian Education Programa to prepare professionals in Technical-Agricultural Schools is suffering a kind of marginalization which comes from two distinct perspectives: the intention to prepare professionals (being a branch of Technical Education) and the relationship to the countryside (a community space historically seen as peripheral in its relation to urban culture). The paper discusses – from a historical and sociological point of view and using Oral History as methodological approach – the experiences of Math’s teachers in their daily struggles against some conceptions of other teachers (mainly those of technical areas) and against all the “regular” schooling system.en
dc.description.abstractValendo-se da metodologia da História Oral, este artigo pretende estudar a formação de professores de Matemática e suas práticas relativas ao ensino de Matemática em Escolas Técnicas Agrícolas. Com base em uma síntese histórico-sociológica sobre o panorama rural brasileiro, a constituição do ensino técnico e o desenvolvimento do ensino técnico agrícola, este artigo defende que as escolas técnicas agrícolas sofrem uma dupla marginalização: por um lado, proveniente de sua natureza profissionalizante, e, por outro, dada sua vinculação com o meio campesino. Tal marginalização ocupa também o interior das escolas, onde os professores de Matemática executam uma coreografia de resistências e acomodações em relação aos professores das áreas técnicas e, de modo geral, ao sistema regular de ensino.pt
dc.format.extent235-258-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectTechnical-Agricultural schooling systemen
dc.subjectHistory of Brazilian mathematics educationen
dc.subjectTeachers formationen
dc.subjectMath’s teaching and learningen
dc.subjectEscolas Técnicas Agrícolaspt
dc.subjectHistória da educação matemática brasileirapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEnsino de Matemáticapt
dc.titleEscola técnicas agrícolas: um estudo sobre ensino de Matemática e formação de professorespt
dc.title.alternativeTechnical Education related to Agricultural affairs: some remarks on teachers preparation and mathematics educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationILicenciada em Matemática. Doutoranda em Educação Matemática. Professora substituta, Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista ''Júlio de Mesquita Filho'', Unesp, campus de Bauru, SP, BrasilIIBacharel em Matemática. Livre-docente. Docente, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Unesp campus de Bauru, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespILicenciada em Matemática. Doutoranda em Educação Matemática. Professora substituta, Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista ''Júlio de Mesquita Filho'', Unesp, campus de Bauru, SP, Brasil. <edneia_martins@yahoo.com.br> IIBacharel em Matemática. Livre-docente. Docente, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Unesp campus de Bauru, SP, Brasil. <vgarnica@fc.unesp.br>-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1516-7313-2010-16-235-258.pdf-
dc.relation.ispartofCiência e Educação-
dc.identifier.lattes7820072666833532-
dc.identifier.lattes5089072868644414-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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