Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134442
Título: 
Escola técnicas agrícolas: um estudo sobre ensino de Matemática e formação de professores
Título alternativo: 
Technical Education related to Agricultural affairs: some remarks on teachers preparation and mathematics education
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1516-7313
Resumo: 
  • The central focus of this paper is to establish that the Brazilian Education Programa to prepare professionals in Technical-Agricultural Schools is suffering a kind of marginalization which comes from two distinct perspectives: the intention to prepare professionals (being a branch of Technical Education) and the relationship to the countryside (a community space historically seen as peripheral in its relation to urban culture). The paper discusses – from a historical and sociological point of view and using Oral History as methodological approach – the experiences of Math’s teachers in their daily struggles against some conceptions of other teachers (mainly those of technical areas) and against all the “regular” schooling system.
  • Valendo-se da metodologia da História Oral, este artigo pretende estudar a formação de professores de Matemática e suas práticas relativas ao ensino de Matemática em Escolas Técnicas Agrícolas. Com base em uma síntese histórico-sociológica sobre o panorama rural brasileiro, a constituição do ensino técnico e o desenvolvimento do ensino técnico agrícola, este artigo defende que as escolas técnicas agrícolas sofrem uma dupla marginalização: por um lado, proveniente de sua natureza profissionalizante, e, por outro, dada sua vinculação com o meio campesino. Tal marginalização ocupa também o interior das escolas, onde os professores de Matemática executam uma coreografia de resistências e acomodações em relação aos professores das áreas técnicas e, de modo geral, ao sistema regular de ensino.
Data de publicação: 
2010
Citação: 
Ciência e Educação, v. 16, p. 235-258, 2010.
Duração: 
235-258
Palavras-chaves: 
  • Technical-Agricultural schooling system
  • History of Brazilian mathematics education
  • Teachers formation
  • Math’s teaching and learning
  • Escolas Técnicas Agrícolas
  • História da educação matemática brasileira
  • Formação de professores
  • Ensino de Matemática
Fonte: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100014
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134442
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.