You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134604
Title: 
Políticas de formação docente na Bahia:uma anállise a partir de pressupostos da Teoria Social de Habermas
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
ISSN: 
2176-4360
Abstract: 
Num contexto de mudanças amplas e céleres nos mundos do trabalho e da cultura, como se situam os professores frente às normas que regulam sua formação? Ao discutirmos esta questão, propomo-nos a colaborar com os debates sobre as políticas públicas, especialmente aquelas diretamente relacionadas à formação de professores de Ciências que atuam em determinada região no interior da Bahia, desvelando fatores que constrangem ou impedem a ação dos professores na configuração dessas políticas e apontando para outras possibilidades de formação docente. Para tanto, utilizamo-nos de dados de pesquisas acadêmicas, documentos, legislação e entrevistas realizadas com 15 docentes. Para a análise, apoiamo-nos em referenciais críticos, particularmente na teoria social de Habermas. Foi possível relevar a ausência do Estado em determinados aspectos da formação desses profissionais, bem como sua presença incisiva e sufocante em outros. A participação restrita dos docentes, como grupo afetado, na produção das políticas de formação demonstra que a integração social não tem se fundamentado na comunicação, mas em processos não linguísticos, principalmente por meio do poder estatal que abriga os ditames do sistema econômico. Finalizamos o texto, chamando a atenção para as possibilidades apresentadas pelo conceito de esfera pública para o apontamento de novas possibilidades formativas.
Issue Date: 
2010
Citation: 
Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 2, n. 3, p. 66-85, 2010.
Time Duration: 
66-85
Keywords: 
  • Estado
  • Mercado
  • Esfera pública
  • Formação de professores
  • Políticas públicas
Source: 
http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/20/1
URI: 
Access Rights: 
Acesso restrito
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134604
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.