Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134906
Título: 
A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo
Título alternativo: 
The restructuring of the pedagogical program of a brazilian public university's degree in physics education: contributions of future teachers to the process
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1983-2117
Financiador: 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • We aim to report the outcomes of a broader study on Physics teachers' pre-service education, whose data were collected during the restructuring process of the undergraduate program curriculum in Physics Education , carried out in a Brazilian public university. During this process, it was taken into consideration: the pertinent legislation, pre-service and in-service Physics teachers, and university professors' demands who contributed from different positions for the final project organization. To read and interpret discourses of those involved in this process we adopted notions on curricular development and discourse analysis. In this paper we analyze only contributions of future teachers involved in the process.
  • Relatamos aqui conclusões de um estudo sobre formação inicial de professores, cujos dados foram constituídos durante o processo de reestruturação de um projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública. Durante esse processo, foram consideradas a legislação pertinente e as demandas de licenciandos, docentes universitários e de professores de Física em exercício na educação básica que, contribuindo a partir de diferentes posições, colaboraram fornecendo elementos para a configuração final do projeto. Para a leitura e interpretação dos discursos desses segmentos, foram adotadas como referências noções sobre desenvolvimento curricular e análise do discurso. Nesta comunicação, analisamos apenas as contribuições dos licenciandos envolvidos no processo.
Data de publicação: 
2012
Citação: 
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 217-235, 2012.
Duração: 
217-235
Palavras-chaves: 
  • Physics teachers' education
  • Discourse analysis
  • Curriculum restructuration
  • Formação de professores de física
  • Análise do discurso
  • Reestruturação curricular
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140314
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/134906
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.