You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135011
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrando, Fernanda da Rocha-
dc.contributor.authorAndrade, Mariana Bologna Soares de-
dc.contributor.authorMeglhioratti, Fernanda Aparecida-
dc.contributor.authorCaldeira, Ana Maria de Andrade-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:41Z-
dc.date.available2016-03-02T12:59:20Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://www.abfhib.org/FHB/FHB-07-2/FHB-v07-n2-03.html-
dc.identifier.citationFilosofia e História da Biologia, v. 7, n. 2, p. 181-200, 2012.-
dc.identifier.issn2178-6224-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135011-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135011-
dc.description.abstractIn the biology’s teacher or researcher initial training it is relevant to understand the organization of biological knowledge and the ground in which this science was and is being built. In the beginning of 2006, the Group for Research in Epistemology of Biology (GPEB) dedicated to discuss issues related to the characterization of Biology as a specific area and the contributions of history and epistemology of biology to the teaching of biology. The aim of this paper is to present the Group's results in 2009, whose main focus in guided discussions about historical and epistemological aspects of ecology and the production of ecological science teaching sequences for secondary education.en
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa empírica sobre os estudos realizados no Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB) no ano de 2009, período no qual as atividades centraram-se em discussões sobre os aspectos históricos e epistemológicos da ecologia e na proposição de sequências didáticas para o ensino médio partindo dessa perspectiva. Os dados mostram que, a partir dos estudos desenvolvidos, os participantes do GPEB passaram a entender a ecologia como uma área composta de diferentes conhecimentos, teorias e conceitos. Também, que as dificuldades encontradas na elaboração de sequências didáticas, tendo como referência um modelo didático-epistemológico do conhecimento biológico, estão relacionadas ao modo de pensar e construir o conhecimento de forma articulada. As implicações desse estudo incidem sobre as práticas didáticas que não tratam articuladamente o conteúdo das ciências biológicas, assim como expõe a pertinência de espaços, durante a formação de professores e pesquisadores em biologia, nos quais possa ocorrer a discussão de conceitos científicos de forma integrada, contextualizada, considerando os processos históricos e epistemológicos na construção do conhecimento.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent181-200-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectPhilosophy of biologyen
dc.subjectBiology teachingen
dc.subjectHistory of ecologyen
dc.subjectEpistemology of ecologyen
dc.subjectTraining of teachers and researchers in biologyen
dc.subjectFilosofia da biologiapt
dc.subjectEnsino de biologiapt
dc.subjectHistória da ecologiapt
dc.subjectEpistemologia da ecologiapt
dc.subjectFormação de professores e pesquisadores em biologiapt
dc.titleContribuições da epistemologia e da história da ecologia para a formação de professores e pesquisadorespt
dc.title.alternativeIn the biology’s teacher or researcher initial training it is relevant to understand the organization of biological knowledge and the ground in which this science was and is being built. In the beginning of 2006, the Group for Research in Epistemology of Biology (GPEB) dedicated to discuss issues related to the characterization of Biology as a specific area and the contributions of history and epistemology of biology to the teaching of biology. The aim of this paper is to present the Group's results in 2009, whose main focus in guided discussions about historical and epistemological aspects of ecology and the production of ecological science teaching sequences for secondary education.en
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Londrina (UEL)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luís Edmundo Carrijo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luís Edmundo Carrijo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2006/58442-5-
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 481790/2007-1-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofFilosofia e História da Biologia-
dc.identifier.lattes9980971361333147-
dc.identifier.lattes0839314197501856-
dc.identifier.lattes0078830840463434-
dc.identifier.lattes3719288552692207-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.