Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135011
Título: 
Contribuições da epistemologia e da história da ecologia para a formação de professores e pesquisadores
Título alternativo: 
In the biology’s teacher or researcher initial training it is relevant to understand the organization of biological knowledge and the ground in which this science was and is being built. In the beginning of 2006, the Group for Research in Epistemology of Biology (GPEB) dedicated to discuss issues related to the characterization of Biology as a specific area and the contributions of history and epistemology of biology to the teaching of biology. The aim of this paper is to present the Group's results in 2009, whose main focus in guided discussions about historical and epistemological aspects of ecology and the production of ecological science teaching sequences for secondary education.
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2178-6224
Financiador: 
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)
Número do financiamento: 
  • FAPESP: 2006/58442-5
  • CNPq: 481790/2007-1
Resumo: 
  • In the biology’s teacher or researcher initial training it is relevant to understand the organization of biological knowledge and the ground in which this science was and is being built. In the beginning of 2006, the Group for Research in Epistemology of Biology (GPEB) dedicated to discuss issues related to the characterization of Biology as a specific area and the contributions of history and epistemology of biology to the teaching of biology. The aim of this paper is to present the Group's results in 2009, whose main focus in guided discussions about historical and epistemological aspects of ecology and the production of ecological science teaching sequences for secondary education.
  • O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa empírica sobre os estudos realizados no Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB) no ano de 2009, período no qual as atividades centraram-se em discussões sobre os aspectos históricos e epistemológicos da ecologia e na proposição de sequências didáticas para o ensino médio partindo dessa perspectiva. Os dados mostram que, a partir dos estudos desenvolvidos, os participantes do GPEB passaram a entender a ecologia como uma área composta de diferentes conhecimentos, teorias e conceitos. Também, que as dificuldades encontradas na elaboração de sequências didáticas, tendo como referência um modelo didático-epistemológico do conhecimento biológico, estão relacionadas ao modo de pensar e construir o conhecimento de forma articulada. As implicações desse estudo incidem sobre as práticas didáticas que não tratam articuladamente o conteúdo das ciências biológicas, assim como expõe a pertinência de espaços, durante a formação de professores e pesquisadores em biologia, nos quais possa ocorrer a discussão de conceitos científicos de forma integrada, contextualizada, considerando os processos históricos e epistemológicos na construção do conhecimento.
Data de publicação: 
2012
Citação: 
Filosofia e História da Biologia, v. 7, n. 2, p. 181-200, 2012.
Duração: 
181-200
Palavras-chaves: 
  • Philosophy of biology
  • Biology teaching
  • History of ecology
  • Epistemology of ecology
  • Training of teachers and researchers in biology
  • Filosofia da biologia
  • Ensino de biologia
  • História da ecologia
  • Epistemologia da ecologia
  • Formação de professores e pesquisadores em biologia
Fonte: 
http://www.abfhib.org/FHB/FHB-07-2/FHB-v07-n2-03.html
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso restrito
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135011
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.