You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141675
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBego, Amadeu Moura-
dc.contributor.authorTerrazzan, Eduardo Adolfo-
dc.contributor.authorOliveira, Luiz Antonio Andrade de-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:40Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:59Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:40Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7483-7494-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141675-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141675-
dc.description.abstractNas últimas décadas vários municípios passaram a estabelecer parcerias com o setor privado no setor educacional e uma de suas modalidades envolve a aquisição de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE). Esta consiste na contratação de empresas para a compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. Neste trabalho objetiva-se discutir os motivadores, a partir do ponto de vista dos gestores, para a contração de um SAE e caracterizar seu processo de implantação em uma Rede Escolar Pública Municipal (REPM). A pesquisa empírica foi conduzida com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, sendo utilizados como fontes de informação e instrumentos de pesquisa: i) entrevistas com a Secretária Municipal de Educação; a Diretora do Departamento de Orientação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME); e os diretores das escolas do segundo ciclo do EF da REPM. As motivações dos gestores para a adoção do SAE situaram-se na possibilidade de melhoria de aspectos estrutural-organizacionais que propiciariam a superação, ao menos parcial, de problemas de recursos humanos e contribuiria para a melhoria dos índices das Unidades Escolares em avaliações externas. A despeito dos problemas de adaptação, a implantação do SAE teve grande receptividade e aceitação pela comunidade escolar devido à facilitação de desenvolvimento do trabalho cotidiano decorrente da padronização do trabalho didático e da unificação do ritmo de trabalho.pt
dc.format.extent7483-7494-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectSistemas apostilados de ensinopt
dc.subjectTrabalho docentept
dc.subjectRedes escolares públicas municipaispt
dc.titleA adoção de sistema apostilado de ensino e trabalho docente: apontamentos sobre os problemas e as demandas de uma rede escolar pública municipalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Química Inorgânica, Instituto de Química de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-7483-7494.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.