You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141675
Title: 
A adoção de sistema apostilado de ensino e trabalho docente: apontamentos sobre os problemas e as demandas de uma rede escolar pública municipal
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Nas últimas décadas vários municípios passaram a estabelecer parcerias com o setor privado no setor educacional e uma de suas modalidades envolve a aquisição de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE). Esta consiste na contratação de empresas para a compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. Neste trabalho objetiva-se discutir os motivadores, a partir do ponto de vista dos gestores, para a contração de um SAE e caracterizar seu processo de implantação em uma Rede Escolar Pública Municipal (REPM). A pesquisa empírica foi conduzida com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, sendo utilizados como fontes de informação e instrumentos de pesquisa: i) entrevistas com a Secretária Municipal de Educação; a Diretora do Departamento de Orientação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME); e os diretores das escolas do segundo ciclo do EF da REPM. As motivações dos gestores para a adoção do SAE situaram-se na possibilidade de melhoria de aspectos estrutural-organizacionais que propiciariam a superação, ao menos parcial, de problemas de recursos humanos e contribuiria para a melhoria dos índices das Unidades Escolares em avaliações externas. A despeito dos problemas de adaptação, a implantação do SAE teve grande receptividade e aceitação pela comunidade escolar devido à facilitação de desenvolvimento do trabalho cotidiano decorrente da padronização do trabalho didático e da unificação do ritmo de trabalho.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7483-7494
Time Duration: 
7483-7494
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Sistemas apostilados de ensino
  • Trabalho docente
  • Redes escolares públicas municipais
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141675
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.