Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141736
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campos, Julia de Castro | - |
dc.contributor.author | Gouvêa, Luciana Ferrari | - |
dc.contributor.author | Silva, Antonio Carlos Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:14Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:48Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:14Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:48Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3562-3572 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141736 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141736 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta características da escola pública que demonstram certa dificuldade em preparar os alunos para a convivência social, assim como para tratar de assuntos relacionados às sexualidades. Com base nisso, realizamos oficinas procurando problematizar estigmas e estereótipos socialmente construídos e institucionalizados a partir das normatividades de gênero e sexualidades, exercidos sobre homens e mulheres, independentes de orientação sexual e identidade de gênero. A proposta do trabalho articula-se em oficinas semanais com alunos do ensino fundamental de uma escola do interior paulista e utiliza modelos de educação não-formal para discutir de forma crítica a respeito das problemáticas sociais e emocionais que envolvem as sexualidades. A utilização de um grupo temático reflexivo nos pareceu os melhores instrumentos para viabilizar os debates críticos e com capacidade de criar novas subjetividades para o sujeito rearticular sua realidade, além de enfatizarem uma práxis vinculada à transformação social. O projeto contribuiu significantemente para abrir um espaço de discussão a respeito de um tema, ainda tão polêmico, de forma mais crítica e interdisciplinar. Até o momento o trabalho desenvolvido permitiu potencializar o grupo de alunos em relação ao nível de consciência sobre os cuidados de si e a prevenção de comportamentos de risco frente à gravidez não planejada, às infecções sexualmente transmissíveis e a minimização dos preconceitos em relação às questões de gênero. Procuramos congregar o grupo a compreender as sexualidades de forma aberta e não impositiva, sempre reconhecendo os valores que regem seus próprios comportamentos e orientam sua visão do mundo. | pt |
dc.format.extent | 3562-3572 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Sexualidades | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Escola | pt |
dc.title | A Universidade ao lado da escola pública: oficina fique sabendo a respeito das suas sexualidades | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Assis, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Assis, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-3562-3572.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.