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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141736
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampos, Julia de Castro-
dc.contributor.authorGouvêa, Luciana Ferrari-
dc.contributor.authorSilva, Antonio Carlos Barbosa da-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:14Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:48Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:14Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:48Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3562-3572-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141736-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141736-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta características da escola pública que demonstram certa dificuldade em preparar os alunos para a convivência social, assim como para tratar de assuntos relacionados às sexualidades. Com base nisso, realizamos oficinas procurando problematizar estigmas e estereótipos socialmente construídos e institucionalizados a partir das normatividades de gênero e sexualidades, exercidos sobre homens e mulheres, independentes de orientação sexual e identidade de gênero. A proposta do trabalho articula-se em oficinas semanais com alunos do ensino fundamental de uma escola do interior paulista e utiliza modelos de educação não-formal para discutir de forma crítica a respeito das problemáticas sociais e emocionais que envolvem as sexualidades. A utilização de um grupo temático reflexivo nos pareceu os melhores instrumentos para viabilizar os debates críticos e com capacidade de criar novas subjetividades para o sujeito rearticular sua realidade, além de enfatizarem uma práxis vinculada à transformação social. O projeto contribuiu significantemente para abrir um espaço de discussão a respeito de um tema, ainda tão polêmico, de forma mais crítica e interdisciplinar. Até o momento o trabalho desenvolvido permitiu potencializar o grupo de alunos em relação ao nível de consciência sobre os cuidados de si e a prevenção de comportamentos de risco frente à gravidez não planejada, às infecções sexualmente transmissíveis e a minimização dos preconceitos em relação às questões de gênero. Procuramos congregar o grupo a compreender as sexualidades de forma aberta e não impositiva, sempre reconhecendo os valores que regem seus próprios comportamentos e orientam sua visão do mundo.pt
dc.format.extent3562-3572-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectSexualidadespt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEscolapt
dc.titleA Universidade ao lado da escola pública: oficina fique sabendo a respeito das suas sexualidadespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Assis, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Assis, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3562-3572.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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