Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141803
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Zionice Garbelini Martos | - |
dc.contributor.author | Quintiliano, Luciane de Castro | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Allan Victor | - |
dc.contributor.author | Souza Filho, Moacir Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:56Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:32Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:56Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2816-2826 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141803 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141803 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo foi delineado a partir dos resultados obtidos por meio dos relatos de um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Birigui, sobre suas percepções referentes a um subprojeto do PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação a Docência), financiado pela CAPES, em parceria com duas escolas da Rede Estadual de Ensino de Birigui. Investigamos os relatos produzidos pelos alunos-bolsistas referentes às suas percepções sobre a aplicação de jogos lúdico-educativos como metodologia de ensino. A metodologia de trabalho empregada foi qualitativa e nos permitiu analisar os resultados em função da construção dos saberes docentes: saber o conteúdo, saber ensinar, saber interagir e saber ser. Avaliou-se que a inserção de jogos educativos como estratégia de ensino da matemática propicia e corrobora com uma aprendizagem significativa dos conteúdos e também auxiliam na mudança de postura dos alunos frente aos desafios da aprendizagem, pois estes sentem-se motivados a buscar o conhecimento por meio dos jogos educacionais. Foi possível verificar, na maioria dos depoimentos, que as vivências proporcionadas pelo o subprojeto PIBID de Matemática, principalmente no contexto da sala de aula, são primordiais para o desenvolvimento dos saberes docentes e das habilidades e competências necessárias à práxis pedagógica. | pt |
dc.format.extent | 2816-2826 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | PIBID e a formação de saberes docentes: percepções dos licenciandos sobre o uso de jogos educativos como estratégias para o ensino da matemática | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Birigui, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Física, Química e Biologia, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2816-2826.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.