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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144228
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dc.contributor.advisorCosta, João Carlos Ferreira [UNESP]-
dc.contributor.authorPeres, Luciano-
dc.date.accessioned2016-09-29T12:50:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:34Z-
dc.date.available2016-09-29T12:50:58Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:34Z-
dc.date.issued2016-09-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144228-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144228-
dc.description.abstractO uso de algumas tecnologias como ferramentas de ensino em salas de aula já não causa tanto entusiasmo, pois dificilmente os softwares educacionais fazem frente aos jogos com os quais os alunos estão familiarizados. Dentro desse contexto, o resgate de jogos de tabuleiros como instrumentos de auxílio do processo ensinoaprendizagem de Matemática se torna muito útil e segue na contramão dos jogos de computadores, pois há uma maior interação entre os alunos, contribuindo também para aumentar a capacidade dos mesmos de tomarem decisões e criarem estratégias. O presente estudo tem como objetivo analisar os resultados da utilização desses jogos nas aulas de Matemática e também como os mesmos podem contribuir na educação de alunos que possuem Necessidade Educacional Especial. Para tanto foram trabalhados dois jogos cujas origens são de países distintos: o Mancala (origem africana) e o Quoridor (também conhecido como bloqueio, de origem italiana).pt
dc.description.abstractThe use of some technologies as teaching tools do not cause a lot of enthusiasm by now, since educational softwares hardly meet the standards of the games students are familiarized. In this context, the renewal of interest for board games as tools for helping the process of Mathematics teaching and learning becomes useful and is in the opposite direction of computer games, since there are a better interaction between students, and it contributes to increase their capacity of decision and strategy-making. This study aims to analyze the results of the utilization of these board games in Mathematics classes and how they can contribute for the education of students with special needs. Thus, two board games, of two different origins, were analyzed: the Mancala (from Africa) and the Quoridor (also known as “bloqueio”, of Italian origin).en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectJogos para o ensino de matemáticapt
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectGames for learning of Mathematicsen
dc.subjectProcess education-learningen
dc.titleO uso de jogos como processo de ensino-aprendizagem de Matemáticapt
dc.title.alternativeThe use of games such as mathematics teaching-learning processen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000873309pt
dc.identifier.capes31075010001P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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