You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChristov, Luiza Helena da Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorFernandes, Gustavo Henrique de Faria-
dc.date.accessioned2016-09-30T13:36:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:52:02Z-
dc.date.available2016-09-30T13:36:18Z-
dc.date.available2016-10-25T21:52:02Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144247-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144247-
dc.description.abstractO presente trabalho reflete sobre estados de presença e encontro numa escola estadual do interior de São Paulo tendo a arte como afeto. Para tanto, a proposta, a partir de pesquisa narrativa, foi analisar a escola como espaço de muitos e diversos, refletindo formas de pensar o que é comum nesse lugar, com envolvimentos e escutas que favorecessem caminhos para tais encontros. Com apoio da linguagem cênica e diálogo base em Paulo Freire, Jorge Larrosa e Jacques Rancière foram realizados encontros com os participantes e analisado de forma qualitativa se esses momentos e movimentos geram potência de mudança no espaço escolar, evidenciando a criação não apenas com mérito ou responsabilidade do professor ou da aula de arte. Dessa forma, esta pesquisa sugere pistas de como encontros e conversas mobilizam o espaço da escola na busca por um ambiente que esteja atento às suas demandas e fortalecido para desenvolver potencialidades em suas ações educativas.pt
dc.description.abstractThe present study proposes a reflection on the presence status and the meeting in a public school at the countryside of São Paulo, considering art as affection. For that, we suggest an analysis of the school through the narrative research, as being the space for many and diverse, reflecting on ways of thinking what is common in this space with involvements who will favor the pathways for the meetings. With the support of the performing arts and in dialogue with the work of Paulo Freire, Jorge Larossa and Jaques Rancière, meetings have been organized with participants and an qualitatively analysis has been made to evaluate if these moments and movements were able to generate power of change in the school environment. Evidencing the creation not only as a responsibility of the teacher or of the art's class and suggesting a few clues on how the meetings and conversations mobilize the school's space on the search for an environment that is attentive for its demands and empowered to develop potentialities in educative actions.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectArtept
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectEncontropt
dc.subjectNarrativapt
dc.subjectArten
dc.subjectTeachingen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEncounteren
dc.subjectNarrativeen
dc.titleExperiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavrapt
dc.title.alternativeExperiences of the body in common: education, art, encounter and worden
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000873376-
dc.identifier.capes41002016026P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.