Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144247
Título: 
Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra
Título alternativo: 
Experiences of the body in common: education, art, encounter and word
Autor(es): 
Fernandes, Gustavo Henrique de Faria
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • O presente trabalho reflete sobre estados de presença e encontro numa escola estadual do interior de São Paulo tendo a arte como afeto. Para tanto, a proposta, a partir de pesquisa narrativa, foi analisar a escola como espaço de muitos e diversos, refletindo formas de pensar o que é comum nesse lugar, com envolvimentos e escutas que favorecessem caminhos para tais encontros. Com apoio da linguagem cênica e diálogo base em Paulo Freire, Jorge Larrosa e Jacques Rancière foram realizados encontros com os participantes e analisado de forma qualitativa se esses momentos e movimentos geram potência de mudança no espaço escolar, evidenciando a criação não apenas com mérito ou responsabilidade do professor ou da aula de arte. Dessa forma, esta pesquisa sugere pistas de como encontros e conversas mobilizam o espaço da escola na busca por um ambiente que esteja atento às suas demandas e fortalecido para desenvolver potencialidades em suas ações educativas.
  • The present study proposes a reflection on the presence status and the meeting in a public school at the countryside of São Paulo, considering art as affection. For that, we suggest an analysis of the school through the narrative research, as being the space for many and diverse, reflecting on ways of thinking what is common in this space with involvements who will favor the pathways for the meetings. With the support of the performing arts and in dialogue with the work of Paulo Freire, Jorge Larossa and Jaques Rancière, meetings have been organized with participants and an qualitatively analysis has been made to evaluate if these moments and movements were able to generate power of change in the school environment. Evidencing the creation not only as a responsibility of the teacher or of the art's class and suggesting a few clues on how the meetings and conversations mobilize the school's space on the search for an environment that is attentive for its demands and empowered to develop potentialities in educative actions.
Data de publicação: 
28-Jul-2016
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Arte
  • Ensino
  • Escola
  • Encontro
  • Narrativa
  • Art
  • Teaching
  • School
  • Encounter
  • Narrative
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/144247
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.