Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26457
Título: 
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
Título alternativo: 
Values and political participation dimensions in teachers' projects: solid residues approaches
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1516-7313
Resumo: 
  • Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.
  • This paper aims to analyze aspects related to the values and political participation, developed by teachers, when writing thematic projects related to solid wastes. The analysis shows a moment in the process that in-service teachers faced while planning to teach contents related to environmental issues, and particularly solid wastes. We point out that teachers frequently do not recognize the limits of the knowledge dimension, and that probably makes it difficult for them to perceive the possibilities of developing the dimensions of ethical values and political participation in their environmental education practice. We analyze these two dimensions in some highlighted aspects from the results.
Data de publicação: 
1-Jan-2004
Citação: 
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004.
Duração: 
161-171
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
Palavras-chaves: 
  • educação ambiental
  • formação continuada de professores
  • resíduos sólidos
  • valores
  • participação política
  • environmental education
  • teachers's professional development
  • solid wastes
  • values
  • political participation
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200002
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/26457
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.