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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26479
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dc.contributor.authorPaleari, Lucia Maria-
dc.contributor.authorBiz, Antonio Carlos-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:42:09Z-
dc.date.available2014-05-20T15:07:22Z-
dc.date.available2016-10-25T17:42:09Z-
dc.date.issued2010-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200015-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 491-506, 2010.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26479-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26479-
dc.description.abstractCom as transformações pelas quais passa o conhecimento científico na atualidade, a narrativa transformou-se em tema de relevância, quando se pesquisam questões relativas à construção de significado na experiência humana. Investigada como técnica de ensino junto a alunos de 6ª série de Botucatu, São Paulo, os quais foram confrontados com o ambiente urbano de Salvaterra, Ilha de Marajó, revelou que a força das oposições binárias, previstas teoricamente, estimula a reelaboração de conceitos prévios, revisão e resignificação de valores e de condicionamentos sociais. A narrativa como técnica de ensino propicia aprendizagem efetiva, com o espectador organizando a sequência de imagens apresentada e fazendo emergir significado de acordo com as suas experiências e estrutura cognitiva.pt
dc.description.abstractThe current scientific knowledge shift has transformed the narrative into a relevant theme when we search the significance of the human experience. Investigated as a teaching technique among sixth year students from Botucatu City, in São Paulo State, that were confronted by the urban environment of the Salvaterra Village, on Marajó Island, in Brazil, it revealed the strength of the binary oppositions, that are previewed in the conceptual sketch, stimulated the re-elaboration of the previous concepts, and re-signification of both, values and social conditioning. The narrative, used as a teaching technique, supplies an effective learning, so that the spectator sets the sequence of picture, making to emerge meaning according to his experience and cognitive structure.en
dc.format.extent491-506-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectNarrativapt
dc.subjectImagens em narrativapt
dc.subjectTécnicas de ensinopt
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.subjectScience educationen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectPictures in narrativeen
dc.subjectTeaching techniquesen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.titleImagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamentalpt
dc.title.alternativePictures in narrative: cultural counterpoint and interdisciplinarity in Secondary Educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionEscola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationEscola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132010000200015-
dc.identifier.scieloS1516-73132010000200015-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132010000200015.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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