Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28960
Título: 
Oldenburg Burnout Inventory - student version: cultural adaptation and validation into Portuguese
Título alternativo: 
Inventário de Oldenburg para estudantes: adaptação cultural e validação para o português
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Luterana do Brasil
  • Instituto Superior de Psicologia Aplicada
ISSN: 
0102-7972
Resumo: 
  • Realizou-se adaptação cultural do Inventário de Oldenburg para estudantes (OLBI-S) em português e estimou-se sua confiabilidade e validade. O OLBI-S foi preenchido por 958 estudantes universitários brasileiros e 602 portugueses. O modelo fatorial original apresentou ajustamento adequado mas foram removidos dois itens com confiabilidade individual baixa (λ<0,5). A nova estrutura apresentou bom ajustamento a 2/3 da amostra total sendo invariante no 1/3 restante da amostra. Verificou-se baixa consistência interna e validade convergente, confiabilidade compósita aceitável, boa validade discriminante, concorrente e divergente. O OLBI-S não foi invariante nas amostras de Brasil e Portugal. O OLBI-S apresentou limitações e ausência de validade transcultural nas amostras estudadas.
  • The Oldenburg Burnout Inventory for college students (OLBI-S) was adapted to Brazilian Portuguese and its reliability and validity were measured in a sample of both Brazilian (n=958) and Portuguese (n=602) college students. The confirmatory factor analysis of the OLBI-S showed good fit but two items were removed since they lacked individual reliability (λ<.50). The new structure showed good fit to 2/3 of the test sample and was invariant to the other 1/3 of the total sample. Convergent validity and internal consistency were low, but discriminant, concurrent and divergent validity were good. The OLBI-S was not invariant in the Brazilian and Portuguese samples. The adapted OLBI-S did not show cross-cultural validity.
Data de publicação: 
1-Jan-2012
Citação: 
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 25, n. 4, p. 709-718, 2012.
Duração: 
709-718
Publicador: 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
Palavras-chaves: 
  • Burnout
  • estudantes universitários
  • avaliação
  • Psicometria
  • Burnout
  • college students
  • evaluation
  • Psychometrics
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000400010
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/28960
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.