You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDuarte, Newton-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:48:22Z-
dc.date.available2014-05-20T15:14:28Z-
dc.date.available2016-10-25T17:48:22Z-
dc.date.issued2010-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000100006-
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 1, p. 75-87, 2010.-
dc.identifier.issn0103-7307-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29201-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29201-
dc.description.abstractO artigo defende o argumento de que a lógica objetiva das relações sociais capitalistas opõe-se ao desenvolvimento da moral e da cidadania. Também argumenta que a cidadania é uma representação idealizada que não tem força para superar a alienação das relações sociais, que têm o dinheiro como mediação universal em nossa sociedade. Por fim, o artigo analisa criticamente a proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de filosofia no Ensino Médio, a qual tem como referência a pedagogia das competências.pt
dc.description.abstractThis paper expresses the argument that the capitalist social relationships are oppositional to the development of morality and citizenship. It also brings the argument that citizenship is an idealized representation with no power to overcome the alienation of social relationships that are universally mediated by money in our society. Finally, the paper critically analyzes the fact that the pedagogy of competences is the main theoretical reference of the philosophy teaching curriculum in the São Paulo state high school system.en
dc.format.extent75-87-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectcidadaniapt
dc.subjectensino de filosofiapt
dc.subjectEnsino Médiopt
dc.subjectpedagogia das competênciaspt
dc.subjectcitizenshipen
dc.subjectphilosophy teachingen
dc.subjecthigh schoolen
dc.subjectpedagogy of competencesen
dc.titleLimites e contradições da cidadania na sociedade capitalistapt
dc.title.alternativeLimits and contradictions of citizenship in a capitalist societyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionGrupo de Pesquisa 'Estudos Marxistas em Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da Educação-
dc.description.affiliationGrupo de Pesquisa 'Estudos Marxistas em Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-73072010000100006-
dc.identifier.scieloS0103-73072010000100006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-73072010000100006.pdf-
dc.relation.ispartofPro-Posições-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.