Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29201
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, Newton | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:14:28Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:48:22Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:14:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:48:22Z | - |
dc.date.issued | 2010-04-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000100006 | - |
dc.identifier.citation | Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 1, p. 75-87, 2010. | - |
dc.identifier.issn | 0103-7307 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/29201 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29201 | - |
dc.description.abstract | O artigo defende o argumento de que a lógica objetiva das relações sociais capitalistas opõe-se ao desenvolvimento da moral e da cidadania. Também argumenta que a cidadania é uma representação idealizada que não tem força para superar a alienação das relações sociais, que têm o dinheiro como mediação universal em nossa sociedade. Por fim, o artigo analisa criticamente a proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de filosofia no Ensino Médio, a qual tem como referência a pedagogia das competências. | pt |
dc.description.abstract | This paper expresses the argument that the capitalist social relationships are oppositional to the development of morality and citizenship. It also brings the argument that citizenship is an idealized representation with no power to overcome the alienation of social relationships that are universally mediated by money in our society. Finally, the paper critically analyzes the fact that the pedagogy of competences is the main theoretical reference of the philosophy teaching curriculum in the São Paulo state high school system. | en |
dc.format.extent | 75-87 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | cidadania | pt |
dc.subject | ensino de filosofia | pt |
dc.subject | Ensino Médio | pt |
dc.subject | pedagogia das competências | pt |
dc.subject | citizenship | en |
dc.subject | philosophy teaching | en |
dc.subject | high school | en |
dc.subject | pedagogy of competences | en |
dc.title | Limites e contradições da cidadania na sociedade capitalista | pt |
dc.title.alternative | Limits and contradictions of citizenship in a capitalist society | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Grupo de Pesquisa 'Estudos Marxistas em Educação | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da Educação | - |
dc.description.affiliation | Grupo de Pesquisa 'Estudos Marxistas em Educação | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da Educação | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0103-73072010000100006 | - |
dc.identifier.scielo | S0103-73072010000100006 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0103-73072010000100006.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Pro-Posições | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.