Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29793
Título: 
Auto-percepção de aluna de enfermagem ao desenvolver relação de ajuda a familiares de criança em fase terminal
Título alternativo: 
  • Auto percepción de alumna de enfermería al desarrolar relación de ayuda a familiares de niño en fase terminal
  • Self perception of a nursing student in developing a helping relationship with the relatives of terminal stage children
Autor(es): 
Lorençon, Marisa
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-1169
Resumo: 
  • O presente estudo visa relatar e analisar o processo de relacionamento terapêutico entre aluna de enfermagem e mãe de criança internada em UTI pediátrica, em fase terminal. As interações desenvolvidas neste processo foram gravadas e analisadas no enfoque do Relacionamento Terapêutico. Utilizando técnicas de comunicação terapêutica e medidas terapêuticas de enfermagem, a aluna envolveu-se empaticamente com a mãe da criança e com os demais familiares, propondo-se a ajudá-los a superar suas dificuldades diante da criança em fase terminal. Neste estudo a aluna analisa a sua própria ansiedade diante da situação e as dificuldades que teve devido aos seus conflitos diante da terminalidade do seu paciente.
  • El presente studio tiene como finalidad relatar y analizar el proceso de relacionamiento terapéutico entre alumna de enfermería y la madre del niño internado en la unidad de cuidados intensivos pediátricos, en fase terminal. Utilizando técnicas de comunicación terapéutica y medidas terapéuticas de enfermería, la alumna desarrolla empatía con la madre del niño y sus familiares, proponiéndose ayudarlos a superar sus dificultades frente la fase terminal del niño. En el estudio, la alumna analiza su própia ansiedad y las dificultades que pasó debido a sus própios conflictos frente a la condición de su paciente terminal.
  • The present study aims at reporting and analysing the therapeutic approach of children under intensive care and studying the relationship between nurse and mother. Facing the illness of a dying child and within a sometimes hostile and emotional environment, the student is trained to help the family and their problems. The student's own anxiety and difficulties in managing these situations are evaluated.
Data de publicação: 
1-Out-1998
Citação: 
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 6, n. 4, p. 57-65, 1998.
Duração: 
57-65
Publicador: 
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
Palavras-chaves: 
  • unidades de terapia intensiva pediátrica
  • paciente terminal
  • relacionamento terapêutico
  • unidad de cuidados intensivos pediátricos
  • paciente terminal
  • relacionamiento terapéutico
  • pediatric intensive care units
  • terminal patient
  • therapeutic relationship
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691998000400008
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/29793
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.