Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92377
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFürkotter, Monica [UNESP]-
dc.contributor.authorGuimarães, Leandro Bottazzo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:08:13Z-
dc.date.available2014-06-11T19:26:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:08:13Z-
dc.date.issued2009-03-27-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Leandro Bottazzo. A formação continuada de professores do ensino superior para a atuação docente on-line: desafios e possibilidades. 2009. 225 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92377-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92377-
dc.description.abstractEste trabalho insere-se no contexto da linha de pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação” e investiga um processo de formação continuada de professores do ensino superior para o uso do ambiente colaborativo on-line MOODLE para apoiar sua prática docente e a ocorrência da formação de uma rede de aprendizagem on-line após a capacitação. Baseia-se principalmente em pressupostos teóricos que norteiam a formação continuada contextualizada e na perspectiva da simetria invertida, nos conceitos de professor reflexivo e pesquisador, nas competências digitais necessárias para atuação docente, nas redes de aprendizagem on-line e na utilização da EAD para apoiar processos formativos. Utiliza-se da metodologia quanti-qualitativa na abordagem da investigação-formação. Os dados foram coletados no ambiente virtual utilizado durante o período da capacitação docente analisada. Os resultados apontam a possibilidade de se formar uma rede de aprendizagem on-line a partir da formação continuada, cujo foco seja o desenvolvimento das competências docentes necessárias para a mediação pedagógica com as tecnologias digitais.pt
dc.description.abstractThis paper is within the context of the Information and Communication Technologies and Education research line and investigates a process of continuous training of higher teachers for the use of on-line collaborative environment MOODLE to support their teaching practice and the occurrence of the formation of a network of on-line learning after the training. It is mainly based on theoretical assumptions that guide the continuing education context and in view of the reverse symmetry, on the concepts of reflective teacher and researcher, on the skills necessary for proper teacher performance in networks of on-line learning and the use of LMS to support training processes. It uses the methodology in the qualitative-quantitative approach to research and training. Data were collected in the virtual environment used during the teacher training examination. The results indicate the possibility of forming a network of on-line learning from continuing education, whose focus is the development of teaching skills necessary to mediation training with digital technologies.en
dc.format.extent225 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectNetwork of on-line learningen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectMediation trainingen
dc.subjectTeaching performance on-lineen
dc.titleA formação continuada de professores do ensino superior para a atuação docente on-line: desafios e possibilidadespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileguimaraes_lb_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000592634-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.