Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40142
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Magda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-08-15T19:53:21Z | - |
dc.date.available | 2011-08-15T19:53:21Z | - |
dc.date.created | 2011-08-15 | - |
dc.date.issued | 2011-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40142 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, parece que de novo estamos enfrentando um desses momentos de mudança – é o que prenuncia o questionamento a que vêm sendo submetidos os quadros conceituais e as práticas deles decorrentes que prevaleceram na área da alfabetização nas últimas três décadas: pesquisas que têm identificado problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, perplexidade do poder público e da população diante da persistência do fracasso da escola em alfabetizar, evidenciada por avaliações nacionais e estaduais, vêm provocando críticas e motivando propostas de reexame das teorias e práticas atuais de alfabetização. Um momento como este é, sem dúvida, desafiador, porque estimula a revisão dos caminhos já trilhados e a busca de novos caminhos, mas é também ameaçador, porque pode conduzir a uma rejeição simplista dos caminhos trilhados e a propostas de solução que representem desvios para indesejáveis descaminhos. Este artigo pretende discutir esses caminhos e descaminhos, de que se falará mais explicitamente no tópico final; a esse tópico final se chegará por dois outros que o fundamentam e justificam: um primeiro que busca esclarecer e relacionar os conceitos de alfabetização e letramento, e um segundo que pretende encontrar, nas relações entre esses dois processos, explicações para os caminhos e descaminhos que vimos percorrendo, nas últimas décadas, na área da alfabetização. | pt_BR |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.isPartOf | Pátio – Revista Pedagógica, 29 de fev. 2004 ISSN 1518-305X | pt_BR |
dc.title | D16_Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description2 | Pátio – Revista Pedagógica, 29 de fev. 2004 | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização, Paradigma, Letramento, Aprendizagem | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d16t07.pdf | 256.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.