You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Magdapt_BR
dc.date.accessioned2011-08-15T19:53:21Z-
dc.date.available2011-08-15T19:53:21Z-
dc.date.created2011-08-15-
dc.date.issued2011-08-15-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40142-
dc.description.abstractAtualmente, parece que de novo estamos enfrentando um desses momentos de mudança – é o que prenuncia o questionamento a que vêm sendo submetidos os quadros conceituais e as práticas deles decorrentes que prevaleceram na área da alfabetização nas últimas três décadas: pesquisas que têm identificado problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, perplexidade do poder público e da população diante da persistência do fracasso da escola em alfabetizar, evidenciada por avaliações nacionais e estaduais, vêm provocando críticas e motivando propostas de reexame das teorias e práticas atuais de alfabetização. Um momento como este é, sem dúvida, desafiador, porque estimula a revisão dos caminhos já trilhados e a busca de novos caminhos, mas é também ameaçador, porque pode conduzir a uma rejeição simplista dos caminhos trilhados e a propostas de solução que representem desvios para indesejáveis descaminhos. Este artigo pretende discutir esses caminhos e descaminhos, de que se falará mais explicitamente no tópico final; a esse tópico final se chegará por dois outros que o fundamentam e justificam: um primeiro que busca esclarecer e relacionar os conceitos de alfabetização e letramento, e um segundo que pretende encontrar, nas relações entre esses dois processos, explicações para os caminhos e descaminhos que vimos percorrendo, nas últimas décadas, na área da alfabetização.pt_BR
dc.format.pdfpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relation.isPartOfPátio – Revista Pedagógica, 29 de fev. 2004 ISSN 1518-305Xpt_BR
dc.titleD16_Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description2Pátio – Revista Pedagógica, 29 de fev. 2004pt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização, Paradigma, Letramento, Aprendizagempt_BR
Appears in Collections:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

Item Files
File Description SizeFormat 
01d16t07.pdf256.84 kBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.