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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40146
Título: 
D16_A norma culta e a oralidade em sala de aula
Autor(es): 
Mendonça, Onaide Schwartz
Idioma: 
pt_BR
Resumo: 
Neste trabalho apresentamos resultados de pesquisa sobre oralidade e escrita na sala de aula e metodologia elaborada para desenvolver habilidades orais dos alunos e também suas habilidades de escrita. O ensino da língua materna, desde as séries iniciais, tem se resumido em atividades de descrição da língua e tentativas de prescrever normas de seu uso através da gramática. Se quisermos que o aluno aprenda a versão formal da língua é necessário que sejam desenvolvidas atividades que privilegiem a oralidade, pois o aluno aprende a falar, falando, e não ouvindo o professor discorrer sobre a língua. Por outro lado, como a escrita representa a fala, a tendência natural do aluno é a de escrever da mesma forma que fala. Assim, seu texto fica marcado pela oralidade. Entretanto, por meio da explicitação das diferenças entre a fala popular (que o aluno traz de casa) e a fala formal (exigida pela escola) poderemos desenvolver no aprendiz competências que se refletirão no avanço do domínio da escrita padrão. Para atingirmos tal objetivo é necessário metodologia com atividades didáticas bidialetais funcionais e transformacionais que façam a transposição da variedade popular para a formal como instrumento de domínio da norma “culta” e de participação crítica na sociedade. Ao final, apresentaremos amostras destas atividades.
Data de publicação: 
15-Ago-2011
Palavras chaves: 
Oralidade, Bidialetalismo, Metodologia, Pesquisa, Língua
Endereço permanente: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40146
Tipo: 
Texto
Aparece nas coleções:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

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