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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141165
Title: 
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência
Other Titles: 
Church of Third Order of São Francisco da Penitência
Author(s): 
Brito, Francisco Xavier de
Institution: 
Acervo “Barroco Memória Viva"
Description: 
A decoração interna é magnífica (1726-39) segundo o estilo joanino do reinado de D. João V. Vindo de Portugal, Manuel de Brito, entalhador que realizara obras na igreja de São Miguel, em Alfama, na cidade de Lisboa, executou a capela-mor e seu retábulo com o conjunto escultórico de São Francisco e Cristo Seráfico. Os seis retábulos laterais da nave (1736) foram desenhados e executados por Francisco Xavier de Brito. No coroamento dos altares, anjos voantes seguram dosséis e as sanefas curvas tem lambrequins. Um buquê de cabecinhas de putti intermedia os ornamentos do altar e as das galerias em cujos espaços alternam pinturas acima e imagens sobre peanhas abaixo. A organização arquitetônica é simples, com nave de dimensões restrita e capela-mor aberta em forma retangular coberta por abóbadas de berço de madeira. A pintura de Caetano da Costa Coelho, em estilo ilusionista, é considerada a primeira obra do gênero feita no Brasil (1734-1737). Na nave, o pintor utilizou-se da arquitetura fingida, figuras assentes nas tribunas, anjos voantes segurando tarjas e arcos pintados emoldurando a visão com São Francisco (com um rasgo no hábito e alado), sendo entronizado no céu. Na capela-mor, a pintura ilusionista é mais geometrizada tendo pouco espaço para a visão celeste.
Issue Date: 
30-Nov-2009
Issue Date: 
31-Oct-2013
Sinopse: 
The construction of the imposing Franciscan Third Order group of buildings, studied by Mário Barata (1975), began with the churchyard (1715-38) and was concluded in 1773, next to the convent church. Its placement in the back is due to the churchyard’s smaller space, which was enlarged by the use of a retaining wall. The interior of the church on the great plateau encompasses the luxuriousness characteristic of the baroque at the peak of its gold and diamond mining activities. The internal decoration is magnificent (1726-1739), according to the joanino phase. Many artists who participated in its construction came from Portugal. Manuel de Brito, a woodcarver who had done work in the Church of São Miguel em Alfama, in the city of Lisbon, made the main chapel and retable that hold the statuary group of Saint Francis and Seraphic Christ. The six, lateral retables in the nave (1736) were designed and made by Francisco Xavier de Brito. The paneling on the ceiling has illusionist-style paintings by Caetano da Costa Coelho considered the first of their kind made in Brazil (1734-1737). Faux architecture was used, with figures set on the tribunes, angles holding cartouches and painted arches framing the vision, and Saint Francis (with a rip in his habit, and winged), being enthroned in the nave’s heaven. The main chapel is more geometric, having little room for the celestial vision. This way of painting on flat, plank ceilings created a school in the whole Southeast Region (Valladares, 1978, illustrations 177-272). The floor in the main chapel is of multicolored, inlaid marble, forming flower shapes.
Keywords: 
  • Estilo Barroco
  • Período Colonial
  • Arquitetura Barroca
  • Arte Sacra
Keywords: 
  • Baroque Style
  • Colonial Period
  • Baroque Architecture
  • Sacred Art
Credits: 
Fotografia e texto Percival Tirapeli ; tratamento de imagens Ligia Harumi Yamamoto
Place: 
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil
Bibliographic Citation: 
  • ALVIM, S. P. F. Arquitetura Religiosa Colonial no Rio de Janeiro. : Revestimentos, retábulos e talha. RIO DE JANEIRO: UFRJ/IPHAN, 1997, volume 1.
  • BARATA, Mario. Igreja da Ordem Terceira da Penitência do Rio de Janeiro. RIO DE JANEIRO: Agir, 1975.
  • BAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa e Barroca no Brasil. RIO DE JANEIRO: Record, v.I e II, 1983.
  • CARRAZZONI, Maria Elisa (org). Guia dos bens tombados Brasil. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1987.
  • TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. Baroque Churches of Brazil. São Paulo. Metalivros, 2008.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141165
Licence Type: 
Personalizado
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
rj_iotsfp_001.jpgArco cruzeiro e altares laterais8.03 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_002.jpgAltares laterais6.94 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_003.JPGAltares laterais6.77 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_004.jpgVisão da capela-mor7.38 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_005.jpgDetalhe5.92 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_006.jpgEscultura de Santo 5.95 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_007.jpgEscultura de Santo 6.78 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_008.jpgEscultura de Santo 5.98 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_009.jpgDetalhe do interior da igreja5.89 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_010.jpgPintura do forro da nave5.67 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_011.jpgPintura do forro da nave5.96 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_012.jpgPintura do forro da nave6.25 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_013.jpgPintura do forro da nave4.89 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_014.jpgPintura do forro da nave por Caetano da Costa Coelho6.11 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_015.jpgPintura do forro da nave por Caetano da Costa Coelho6.6 MBJPEGThumbnail
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rj_iotsfp_016.jpgPiso da capela-mor em mármores embutidos multicoloridos, formando florais.6.28 MBJPEGThumbnail
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