You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141165
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrito, Francisco Xavier de-
dc.coverage.spatialRio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasilpt_BR
dc.date2009-11-30-
dc.date.accessioned2013-10-31T16:22:12Z-
dc.date.available2013-10-31T16:22:12Z-
dc.date.issued2013-10-31-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141165-
dc.descriptionA decoração interna é magnífica (1726-39) segundo o estilo joanino do reinado de D. João V. Vindo de Portugal, Manuel de Brito, entalhador que realizara obras na igreja de São Miguel, em Alfama, na cidade de Lisboa, executou a capela-mor e seu retábulo com o conjunto escultórico de São Francisco e Cristo Seráfico. Os seis retábulos laterais da nave (1736) foram desenhados e executados por Francisco Xavier de Brito. No coroamento dos altares, anjos voantes seguram dosséis e as sanefas curvas tem lambrequins. Um buquê de cabecinhas de putti intermedia os ornamentos do altar e as das galerias em cujos espaços alternam pinturas acima e imagens sobre peanhas abaixo. A organização arquitetônica é simples, com nave de dimensões restrita e capela-mor aberta em forma retangular coberta por abóbadas de berço de madeira. A pintura de Caetano da Costa Coelho, em estilo ilusionista, é considerada a primeira obra do gênero feita no Brasil (1734-1737). Na nave, o pintor utilizou-se da arquitetura fingida, figuras assentes nas tribunas, anjos voantes segurando tarjas e arcos pintados emoldurando a visão com São Francisco (com um rasgo no hábito e alado), sendo entronizado no céu. Na capela-mor, a pintura ilusionista é mais geometrizada tendo pouco espaço para a visão celeste.pt_BR
dc.subjectEstilo Barrocopt_BR
dc.subjectPeríodo Colonialpt_BR
dc.subjectArquitetura Barrocapt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.titleIgreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitênciapt_BR
dc.title.alternativeChurch of Third Order of São Francisco da Penitênciaen_US
dc.description3Fotografia e texto Percival Tirapeli ; tratamento de imagens Ligia Harumi Yamamotopt_BR
dc.subject.keywordBaroque Styleen_US
dc.subject.keywordColonial Perioden_US
dc.subject.keywordBaroque Architectureen_US
dc.subject.keywordSacred Arten_US
dc.description.abstract2The construction of the imposing Franciscan Third Order group of buildings, studied by Mário Barata (1975), began with the churchyard (1715-38) and was concluded in 1773, next to the convent church. Its placement in the back is due to the churchyard’s smaller space, which was enlarged by the use of a retaining wall. The interior of the church on the great plateau encompasses the luxuriousness characteristic of the baroque at the peak of its gold and diamond mining activities. The internal decoration is magnificent (1726-1739), according to the joanino phase. Many artists who participated in its construction came from Portugal. Manuel de Brito, a woodcarver who had done work in the Church of São Miguel em Alfama, in the city of Lisbon, made the main chapel and retable that hold the statuary group of Saint Francis and Seraphic Christ. The six, lateral retables in the nave (1736) were designed and made by Francisco Xavier de Brito. The paneling on the ceiling has illusionist-style paintings by Caetano da Costa Coelho considered the first of their kind made in Brazil (1734-1737). Faux architecture was used, with figures set on the tribunes, angles holding cartouches and painted arches framing the vision, and Saint Francis (with a rip in his habit, and winged), being enthroned in the nave’s heaven. The main chapel is more geometric, having little room for the celestial vision. This way of painting on flat, plank ceilings created a school in the whole Southeast Region (Valladares, 1978, illustrations 177-272). The floor in the main chapel is of multicolored, inlaid marble, forming flower shapes.en_US
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyALVIM, S. P. F. Arquitetura Religiosa Colonial no Rio de Janeiro. : Revestimentos, retábulos e talha. RIO DE JANEIRO: UFRJ/IPHAN, 1997, volume 1.pt_BR
dc.description.bibliographyBARATA, Mario. Igreja da Ordem Terceira da Penitência do Rio de Janeiro. RIO DE JANEIRO: Agir, 1975.pt_BR
dc.description.bibliographyBAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa e Barroca no Brasil. RIO DE JANEIRO: Record, v.I e II, 1983.pt_BR
dc.description.bibliographyCARRAZZONI, Maria Elisa (org). Guia dos bens tombados Brasil. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1987.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. Baroque Churches of Brazil. São Paulo. Metalivros, 2008.en_US
dc.contributor.institutionAcervo “Barroco Memória Viva"pt_BR
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
rj_iotsfp_001.jpgArco cruzeiro e altares laterais8.03 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_002.jpgAltares laterais6.94 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_003.JPGAltares laterais6.77 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_004.jpgVisão da capela-mor7.38 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_005.jpgDetalhe5.92 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_006.jpgEscultura de Santo 5.95 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_007.jpgEscultura de Santo 6.78 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_008.jpgEscultura de Santo 5.98 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_009.jpgDetalhe do interior da igreja5.89 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_010.jpgPintura do forro da nave5.67 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_011.jpgPintura do forro da nave5.96 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_012.jpgPintura do forro da nave6.25 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_013.jpgPintura do forro da nave4.89 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_014.jpgPintura do forro da nave por Caetano da Costa Coelho6.11 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_015.jpgPintura do forro da nave por Caetano da Costa Coelho6.6 MBJPEGThumbnail
View/Open
rj_iotsfp_016.jpgPiso da capela-mor em mármores embutidos multicoloridos, formando florais.6.28 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.