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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252182
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.author(Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio-
dc.coverage.spatialCongonhas do Campo, Minas Gerais - Brasilpt_BR
dc.date2013-05-28-
dc.date.accessioned2014-12-03T16:02:19Z-
dc.date.available2014-12-03T16:02:19Z-
dc.date.issued2014-12-03-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252182-
dc.descriptionEsta capela abriga dois passos, da flagelação e coroação de espinhos provocando um acúmulo visual. Destacam-se em ambas cenas os corpos de Cristo nos quais o mestre exibe toda sua genialidade e maturidade. O Cristo da Coluna, que poderia ser um Ecce Homo, tem um passo para trás enquanto os braços com as mãos atadas mostram a disposição para o sacrifico. Se Ecce Homo, demonstra toda sua dignidade a ser apresentado a ser julgado pelo povo. Seu sangue pulsa nas veias ressaltadas enquanto mostra toda a musculatura do corpo retesado. Maior dignidade ganha a escultura no grupo da coroação de espinhos. Emoldurado por dois soldados, um que mostra a inscrição INRI e outro com a popular cana verde, o cetro real, o mestre pulsiona uma das pernas para frente, os braços com as mãos atadas em contraponto à rótula do joelho. O rosto altivo e as madeixas fluídas evocam a realeza divina coroada pelos espinhos do sacrifício.pt_BR
dc.description.abstractEste santuário é considerado o altar da arte do Brasil colonial. Foi fundado pelo português Feliciano Mendes e forma o maior e mais extraordinário conjunto arquitetônico e artístico do país. Nesse santuário, trabalharam, entre outros, os mestres Antônio Roiz Falcato, Francisco de Lima Cerqueira, Tomás de Maya Brito e Manuel Rodrigues Coelho; os pintores João Nepomuceno (forro da nave e outros painéis) e Bernardo Pires (teto da capela-mor); os entalhadores Hierônimo Teixeira, Manuel Rodrigues Coelho e Luís Pinheiro de Sousa; quatro grandes anjos de Francisco Vieira Servas no retábulo-mor, e, por fim, Aleijadinho, que esculpiu na parte externa,os doze profetas em pedra-sabão do adro da igreja, bem como as 64 esculturas de cedro policromadas por Manuel da Costa Ataíde, dispostas em seis capelas denominadas Passos da Paixão com atual paisagismo de Burle Marx. O santuário possui ainda um museu de ex-votos. Todo conjunto passou por restauro em 1957 projeto do Iphan conhecido como Reconquista de Congonhas.pt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.subjectEscultura Barrocapt_BR
dc.subjectEstilo Barrocopt_BR
dc.titlePassos da Paixão, Flagelação e Coroação (Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG)pt_BR
dc.title.alternativePassion Steps, scourging and crowning (Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG)en_US
dc.description3texto por Percival Tirapeli; pesquisa por Lauro G. Elme e fotografia por Jacob Gelwanpt_BR
dc.subject.keywordSacred Arten_US
dc.subject.keywordBaroque Sculptureen_US
dc.subject.keywordBaroque Styleen_US
dc.description.abstract2A sanctuary founded by Portuguese Feliciano Mendes, its altar is considered to be art from colonial Brazil. To experience the sanctuary of Congonhas, built along the lines of those sacred bold massings in the North of Portugal, is, without a doubt, to enter the heart and soul of Minas art. On top of Maranhão Hill, its little chapels and white church are highlighted by imperial palms and sinuous, bluish mountains in the background. It is one of Brazilian art’s most glorious moments, our Bible sculpted in soapstone, in the words of the modernist poets Mário and Oswald de Andrade, Who saw here the possibility of a rupture with Portuguese art in favor of a legitimate expression of Brazilianism. The pilgrim begins the visit by the little chapels of the Via Sacra, at the beginning of the climb through the Last Supper, with the apostles around the table, Christ in the middle and two servants on the sides. It is most expressive due to the position of the hands and faces that argue over who is going to betray Jesus. The first sculptures are full-size, and then only torsoes are displayed sitting on footstools. The polychrome, by master Ataíde, is in discreet, pastel shades. In other chapels the Christ and central figures are by master Aleijadinho; the secondary figures were turned over to artisans from his atelier.en_US
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyBAZIN, Germain. Aleijadinho e a escultura Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1970.pt_BR
dc.description.bibliographyLOURIVAL, Gomes Machado. Barroco Mineiro. São Paulo: Editora Perspectiava, 1978. 3ª Ed.pt_BR
dc.description.bibliographyOLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Aleijadinho e o santuário de Congonhas. Roteiros do Patrimônio. Brasília: Monumenta/Iphan, 2006.pt_BR
dc.description.bibliographyOLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Os Passos de Congonhas e Suas Restaurações. The Passos of Congonhas and Their Restorations. São Paulo: Iphan. 2011.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELLI, Percival e PFEIFFER, Wolfgang. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros, 1999.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil, World Heritage sights in Brazil. São Paulo: Metalivros, 2000.pt_BR
dc.contributor.institutionBarroco Memória Vivapt_BR
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mg_cor_fla_01.JPGCoroação de Espinhos6.04 MBJPEGThumbnail
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mg_cor_fla_02.JPGCoroação de Espinhos - Detalhe924.88 kBJPEGThumbnail
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mg_cor_fla_03.JPGFlagelação e Coroação - Visão Geral5.45 MBJPEGThumbnail
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mg_cor_fla_04.JPGDetalhe - Jesus Cristo, Coroação5.32 MBJPEGThumbnail
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mg_cor_fla_05.JPGDetalhe - Jesus Cristo, Flagelação5.53 MBJPEGThumbnail
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mg_cor_fla_06.JPGDetalhe - Flagelação8.32 MBJPEGThumbnail
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mg_cor_fla_07.JPGDetalhe - Flagelação8.05 MBJPEGThumbnail
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vista_geral.JPGVisão Geral dos Passos4.12 MBJPEGThumbnail
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