Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337929
- Title:
- Caderno de Formação (1) - Formação de Professores - Introdução à Educação
- Caderno de Formação - Pedagogia - nº 1 - D00 (Aula Inaugural e Capacitação) - D01 (Educação e Sociedade) - Eixo Articulador (Memória do Professor) - D02 (Lei de Diretrizes e Bases)
- 978-85-7983-045-7
- [Da visão geral do Caderno de Formação – D00: Aula Inaugural e Capacitação] Ninguém simplesmente entra numa sala de aula e começa a ensinar sem alguma reflexão sobre como deve se apresentar, assim como ninguém se põe a escrever um poema, um ensaio ou um romance sem considerar a voz por trás das palavras, o seu tom e textura, e as tradições da escrita dentro de um gênero em particular. A voz é tudo na literatura, tocando no espírito do escritor, o ouvido do leitor; a procura pela autenticidade dessa voz é o trabalho do escritor o ouvido do leitor; a procura pela autenticidade dessa voz é o trabalho do escritor de sua vida inteira. [Da visão geral do Caderno de Formação – D01: Educação e Sociedade] A história da escola sempre foi contada como a história do progresso. Por aqui passariam os mais importantes esforços civilizacionais, a resolução de quase todos os problemas sociais. De pouco valeram os avisos de Ortega y Gasset – e de tantos outros – dizendo que esta análise parte de um erro fundamental, o de supor que as nações são grandes porque a sua escola é boa: certamente que não há grandes nações sem boas escolas, mas o mesmo deve dizer-se da sua política, da sua economia, da sua justiça, da sua saúde e de mil coisas mais. [Da visão geral do Caderno de Formação – Eixo Articulador: Memória do Professor] Faz-se necessário ressaltar a importância do empenho na realização das atividades desse Eixo, que mesmo sendo avaliadas apenas pelo seu cumprimento, são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho final do curso – o TCC. [Da visão geral do Caderno de Formação – D02: Lei de Diretrizes e Bases] Apresentar de forma sucinta alguns aspectos da LDB que interessam diretamente aos profissionais que militam na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Por ocasião do estudo da disciplina “Legislação Educacional Brasileira” que integra o Bloco 3 – Gestão Escolar, você terá condições de se aprofundar um pouco mais no estudo, não só da LDB, como também da Constituição Federal e do Plano Nacional de Educação.
- 1-Mar-2010
- UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA [UNESP]; UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO [UNIVESP]. Caderno de Formação: Formação de Professores: Introdução à Educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, Unesp - Pró-Reitoria de Graduação, Univesp, 2010. v. 1. (Coleção Caderno de Formação, v. 1, bloco 1, módulo 1, n.1). 110p. ISBN 978-85-7983-045-7.
- Antonio Netto Junior
- Introdução à Educação
- Educação e Sociedade
- LDBEN
- Ética e Cidadania
- Educação e Linguagem
- Política Educacional
- Memória de Professores
- Unesp
- Univesp
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337929
- Prazo de proteção legal dos direitos da obra
- e-boock
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
caderno-formacao-pedagogia_1.pdf | Caderno de Formação - Pedagogia - nº 1 (D00/01/02) | 21.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.