You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp-
dc.contributor.authorUniversidade Virtual do Estado de São Paulo, Univesp-
dc.contributor.authorPedro Geraldo Tosi (professor autor)pt_BR
dc.contributor.authorAna Clara Bortoleto Nery (professora autora)pt_BR
dc.contributor.authorJoão Cardoso Palma Filho (professor autor)pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-29T19:16:49Z-
dc.date.available2016-06-29T19:16:49Z-
dc.date.issued2010-03-01-
dc.identifier.citationUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA [UNESP]; UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO [UNIVESP]. Caderno de Formação: Formação de Professores: Introdução à Educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, Unesp - Pró-Reitoria de Graduação, Univesp, 2010. v. 1. (Coleção Caderno de Formação, v. 1, bloco 1, módulo 1, n.1). 110p. ISBN 978-85-7983-045-7.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7983-045-7-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337929-
dc.description.abstract[Da visão geral do Caderno de Formação – D00: Aula Inaugural e Capacitação] Ninguém simplesmente entra numa sala de aula e começa a ensinar sem alguma reflexão sobre como deve se apresentar, assim como ninguém se põe a escrever um poema, um ensaio ou um romance sem considerar a voz por trás das palavras, o seu tom e textura, e as tradições da escrita dentro de um gênero em particular. A voz é tudo na literatura, tocando no espírito do escritor, o ouvido do leitor; a procura pela autenticidade dessa voz é o trabalho do escritor o ouvido do leitor; a procura pela autenticidade dessa voz é o trabalho do escritor de sua vida inteira. [Da visão geral do Caderno de Formação – D01: Educação e Sociedade] A história da escola sempre foi contada como a história do progresso. Por aqui passariam os mais importantes esforços civilizacionais, a resolução de quase todos os problemas sociais. De pouco valeram os avisos de Ortega y Gasset – e de tantos outros – dizendo que esta análise parte de um erro fundamental, o de supor que as nações são grandes porque a sua escola é boa: certamente que não há grandes nações sem boas escolas, mas o mesmo deve dizer-se da sua política, da sua economia, da sua justiça, da sua saúde e de mil coisas mais. [Da visão geral do Caderno de Formação – Eixo Articulador: Memória do Professor] Faz-se necessário ressaltar a importância do empenho na realização das atividades desse Eixo, que mesmo sendo avaliadas apenas pelo seu cumprimento, são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho final do curso – o TCC. [Da visão geral do Caderno de Formação – D02: Lei de Diretrizes e Bases] Apresentar de forma sucinta alguns aspectos da LDB que interessam diretamente aos profissionais que militam na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Por ocasião do estudo da disciplina “Legislação Educacional Brasileira” que integra o Bloco 3 – Gestão Escolar, você terá condições de se aprofundar um pouco mais no estudo, não só da LDB, como também da Constituição Federal e do Plano Nacional de Educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAntonio Netto Juniorpt_BR
dc.subjectIntrodução à Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Sociedadept_BR
dc.subjectLDBENpt_BR
dc.subjectÉtica e Cidadaniapt_BR
dc.subjectEducação e Linguagempt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectMemória de Professorespt_BR
dc.subjectUnesppt_BR
dc.subjectUnivesppt_BR
dc.titleCaderno de Formação (1) - Formação de Professores - Introdução à Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeCaderno de Formação - Pedagogia - nº 1 - D00 (Aula Inaugural e Capacitação) - D01 (Educação e Sociedade) - Eixo Articulador (Memória do Professor) - D02 (Lei de Diretrizes e Bases)pt_BR
dc.typee-boockpt_BR
dc.rights.holderTodos os direitos reservados à Unesp e Univesp.pt_BR
dc.alternativeGoverno do Estado de São Paulo. Alberto Goldman/Geraldo Alckmin - governadores. Secretaria Estadual de Ensino Superior. Carlos Alberto Vogt - secretário. Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Luiz Carlos Quadreli - secretário. Universidade Estadual Paulista - Unesp. Herman Jacobus Cornelis Voorwald/Julio Cezar Durigan (reitores). Julio Cezar Durigan/Marilza Vieira Cunha Rudge. (vice-reitores). Roberval Daiton Vieira (chefe de gabinete). Sheila Zambello de Pinho/Laurence Duarte Colvara (pró-reitores de graduação). Marilza Vieira Cunha Rudge/Eduardo Kokubun (pró-reitores de pós-graduação). Maria José Soares Mendes Giannini (pró-reitora de pesquisa). Maria Amélia Máximo de Araújo/Mariângela Spotti Lopes Fujita (pró-reitoras de extensão universitária). Ricardo Samih Geoges Abi Rached/Carlos Antonio Gamero (pró-reitores de administração). Maria Dalva Silva Pagotto (secretária geral). Luiz Antonio Vane/Edivaldo Domingues Velini (diretores presidentes da fundunesp). Pedagogia Unesp/Univesp. Sheila Zambello de Pinho/Laurence Duarte Colvara (coordenadores gerais e pró-reitores de graduação). Ana Maria da Costa Santos Menin/Edson do Carmo Inforsato (coordenadores pedagógicos). Klaus Schlünzen Junior (coordenador de mídias). Lourdes Marcelino Machado (coordenadora de capacitação). Conselho do Curso de Pedagogia. Ana Maria da Costa Santos Menin/Edson do Carmo Inforsato (presidentes). Representantes docentes: Alonso Bezerra de Carvalho, Celestino Alves da Silva Junior, Gilberto Luiz de Azevedo Borges, Lourdes Marcelino Machado, Maria de Fátima Salum Moreira, Sônia Maria Coelho, Silvana Silva Sampaio, Célia Maria Guimarães, Edson do Carmo Inforsato, João Cardoso Palma Filho, Tereza Maria Malatian. Representante discente: Rosângela de Fátima Corrêa Fileni. Secretaria Acadêmica e Administrativa: Cecília Specian/Fúlvia Maria Pavan Anderlini/Ivonete de Matos/Roseli Aparecida da Silva Bortoloto, Aline Gama Gomes, Rebeca Naves dos Reis. NEaD – Núcleo de Educação a Distância/Unesp. Coordenador Geral: Klaus Schlünzen Junior. Tecnologia e Infraestrutura: Pierre Archag Iskenderian (coordenador do grupo), André Luís Rodrigues Ferreira, Dácio Miranda Ferreira, Fernando Paraíso Ciarallo, Guilherme de Andrade Lemeszenski, Marcos Roberto Greiner, Pedro Cássio Bissetti, Renê Gomes Beato. Produção, veiculação e gestão material. Deisy Fernanda Feitosa, Liliam Lungarezi de Oliveira, Sueli Maiellaro Fernandes, Valter Rodrigues da Silva, Antonio Netto Junior, Dalner Palomo, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Elizandra André Maranhe, Márcia Debieux de Oliveira Lima. Administração. Sueli Maiellaro Fernandes, Jessica Papp, João Menezes Mussolini. Projeto gráfico e diagramação: Liliam Lungarezi de Oliveira-ME.pt_BR
dc.type.copyrightPrazo de proteção legal dos direitos da obrapt_BR
Appears in Collections:Cadernos de Formação - Pedagogia

Item Files
File Description SizeFormat 
caderno-formacao-pedagogia_1.pdfCaderno de Formação - Pedagogia - nº 1 (D00/01/02)21.25 MBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.