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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378662
Title: 
Anhanguera
Author(s): 
Brizzolara, Luis
Description: 
Mármore (3,22m x 1,41m x 1,08m), Pedestal – Granito (1,06m x 2,25m x 2,25m) - Avenida Paulista, bairro Cerqueira Cesar, São Paulo, SP - Brasil
Abstract: 
  • Bartolomeu Bueno da Silva ganhou o codinome de Anhangüera – em tupi guarani significa homem que faz fogo – porque quando estava nas Guianas, então terras brasileiras, procurando ouro e pedras preciosas, foi cercado por vários índios, que o ameaçaram de morte. Para se livrar da situação, ateou fogo em um pouco de álcool, produto desconhecido dos índios, que pensavam tratar-se de água. O bandeirante ameaçou fazer o mesmo em todo o rio. Assustados, os nativos entregaram todo o ouro de que dispunham. Acompanharam-no de volta à Capitania de São Paulo e ainda se dispuseram a ser seu exército. A obra foi concebida em Gênova, na Itália pelo escultor Luiz Brizzolara e inaugurada em 11 de agosto de 1924, nos jardins do Palácio dos Campos Elíseos. Depois de 11 anos foi transferida para a frente do parque Trianon.
  • A iconografia do Bandeirante está diretamente relacionada à conquista de terras espanholas, do Rio Grande do Sul ao Amazonas. Baseou-se em uma litografia composta por desenhos de Debret em "Soldados de Mogi das Cruzes combatendo botocudos", publicado em seu livro Viagem pitoresca e histórica ao Brasil ), 1835. Nela um Bandeirante aparece vestido em um gibão ou acolchoado, piquete seta-prova que vai todo o modo até seus joelhos, escondendo parte de seu braço. O harquebus (arma de fogo) na mão e um chapéu de abas largas, bolsa de couro e cinto compõem os acessórios desta figura varonil. Não está claro, no entanto, se ele está usando leggings ou botas altas.
  • Por ocasião do Primeiro Centenário de Independência do Brasil, em 1922, Afonso Taunay solicitou que o escultor italiano Luigi Brizzolara modelasse os Bandeirantes Raposo Tavares e Fernão Dias em mármore de Carrara, peças destinadas ao hall de entrada do Museu Paulista e de Anhanguera para o Trianon Parque. O fundo europeu do escultor fez-lhe adicionar elementos plásticos, exaltando a figura do homem viril, bem-construído e feito mais forte olhando pelas roupas e botas altas. Além disso, as figuras ganham uma ordem estética, com a postura grega de um pé para a frente, e militar, com o harquebus e a espada em forma de concha, bem como roupas bem-cortadas. Contrariando a simplicidade com que viviam naquele deserto, o novo herói-homem estava assim entronizado na iconografia paulistana, idealizada e europeizada, distante do seu verdadeiro estado mestiço, no qual vivia na extrema pobreza.
  • A imagem do Bandeirante vai das esculturas ao heráldico através da obra do pintor paulista José Wasth Rodrigues - que mostra seu trabalho em livros escolares e no imaginário brasileiro - com o brasão da Cidade de São Paulo.
Issue Date: 
1-Feb-2017
Citation: 
Fotografia: Percival Tirapeli; Edição: Marina Nogueira e Guilherme Hammel
Sinopse: 
  • Bandeirante iconography is directly related to the conquest of Spanish lands, from Rio Grande do Sul to Amazonas. It was based on a lithograph made up of drawings by Debret in "Soldadosíndios de Mogi das Cruzes combatendo botocudos" (Indian Soldiers from Mogi das Cruzes Fighting Botocudos), published in his book Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (Picturesque and Historical Trip to Brazil), 1835. In it a Bandeirante appears dressed in a doublet or quilted, arrow-proof breastplate that goes all the way down to his knees, hiding part of his arm. The harquebus (firearm) in his hand and a wide-brimmed hat, leather bag and belt make up the accessories of this manly figure. It is not clear, however, whether he is wearing leggings or high boots.
  • On the occasion of Brazil’s First Centenary of Independence, in 1922, Afonso Taunay requested that the Italian sculptor, Luigi Brizzolara model the Bandeirantes Raposo Tavares and Fernão Dias in Carrara marble, pieces destined for the Paulista Museum’s entrance hall, and of Anhanguera for the Trianon Park. The sculptor’s European background made him add plastic elements, exalting the figure of the virile man, well-built and made stronger looking by the garments and high boots. Furthermore, the figures gain an esthetic order, with the Greek posture of one foot forward, and military, with the harquebus and the shell-shaped sword, as well as well-cut clothes. Contrasting to the simplicity in which they lived in this wilderness, the new hero-man was thus enthroned in the Paulistana iconography, idealized and Europeanized, a far throw from his real mestizo state, in which he lived in the utmost poverty. The image of the Bandeirante goes from sculptures to the heraldic through the work of Paulista painter José Wasth Rodrigues – who shows his work in school books and in the Brazilian imaginary – with the São Paulo City coat-of-arms.
Publisher: 
Guilherme Hammel
Keywords: 
  • Bartolomeu Bueno da Silva
  • Anhanguera
  • fogo
  • tupi guarani
  • Índios
  • Bandeirantes
Bibliographic Citation: 
  • MAURO, José de Carvalho. A Nova História do Brasil. São Paulo: Editora Paulista, 2010. Anhanguera. <<http://www.monumentos.art.br/monumento/anhanguera>> Acessado em: 21 de setembro de 2016
  • TIRAPELI, Percival. São Paulo Artes e Etnias. Editoras Empresa oficial e editora Unesp, 2007
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378662
Licence Type: 
Personalizado
Type: 
imagem
Appears in Collections:Escultura

Item Files
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