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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378662
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dc.contributor.authorBrizzolara, Luis-
dc.date.accessioned2017-02-01T16:12:10Z-
dc.date.available2017-02-01T16:12:10Z-
dc.date.issued2017-02-01-
dc.identifier.citationFotografia: Percival Tirapeli; Edição: Marina Nogueira e Guilherme Hammelpt_BR
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378662-
dc.descriptionMármore (3,22m x 1,41m x 1,08m), Pedestal – Granito (1,06m x 2,25m x 2,25m) - Avenida Paulista, bairro Cerqueira Cesar, São Paulo, SP - Brasilpt_BR
dc.description.abstractBartolomeu Bueno da Silva ganhou o codinome de Anhangüera – em tupi guarani significa homem que faz fogo – porque quando estava nas Guianas, então terras brasileiras, procurando ouro e pedras preciosas, foi cercado por vários índios, que o ameaçaram de morte. Para se livrar da situação, ateou fogo em um pouco de álcool, produto desconhecido dos índios, que pensavam tratar-se de água. O bandeirante ameaçou fazer o mesmo em todo o rio. Assustados, os nativos entregaram todo o ouro de que dispunham. Acompanharam-no de volta à Capitania de São Paulo e ainda se dispuseram a ser seu exército. A obra foi concebida em Gênova, na Itália pelo escultor Luiz Brizzolara e inaugurada em 11 de agosto de 1924, nos jardins do Palácio dos Campos Elíseos. Depois de 11 anos foi transferida para a frente do parque Trianon.pt_BR
dc.description.abstractA iconografia do Bandeirante está diretamente relacionada à conquista de terras espanholas, do Rio Grande do Sul ao Amazonas. Baseou-se em uma litografia composta por desenhos de Debret em "Soldados de Mogi das Cruzes combatendo botocudos", publicado em seu livro Viagem pitoresca e histórica ao Brasil ), 1835. Nela um Bandeirante aparece vestido em um gibão ou acolchoado, piquete seta-prova que vai todo o modo até seus joelhos, escondendo parte de seu braço. O harquebus (arma de fogo) na mão e um chapéu de abas largas, bolsa de couro e cinto compõem os acessórios desta figura varonil. Não está claro, no entanto, se ele está usando leggings ou botas altas.pt_BR
dc.description.abstractPor ocasião do Primeiro Centenário de Independência do Brasil, em 1922, Afonso Taunay solicitou que o escultor italiano Luigi Brizzolara modelasse os Bandeirantes Raposo Tavares e Fernão Dias em mármore de Carrara, peças destinadas ao hall de entrada do Museu Paulista e de Anhanguera para o Trianon Parque. O fundo europeu do escultor fez-lhe adicionar elementos plásticos, exaltando a figura do homem viril, bem-construído e feito mais forte olhando pelas roupas e botas altas. Além disso, as figuras ganham uma ordem estética, com a postura grega de um pé para a frente, e militar, com o harquebus e a espada em forma de concha, bem como roupas bem-cortadas. Contrariando a simplicidade com que viviam naquele deserto, o novo herói-homem estava assim entronizado na iconografia paulistana, idealizada e europeizada, distante do seu verdadeiro estado mestiço, no qual vivia na extrema pobreza.pt_BR
dc.description.abstractA imagem do Bandeirante vai das esculturas ao heráldico através da obra do pintor paulista José Wasth Rodrigues - que mostra seu trabalho em livros escolares e no imaginário brasileiro - com o brasão da Cidade de São Paulo.pt_BR
dc.language.isoN/Apt_BR
dc.publisherGuilherme Hammelpt_BR
dc.subjectBartolomeu Bueno da Silvapt_BR
dc.subjectAnhanguerapt_BR
dc.subjectfogopt_BR
dc.subjecttupi guaranipt_BR
dc.subjectÍndiospt_BR
dc.subjectBandeirantespt_BR
dc.titleAnhanguerapt_BR
dc.typeimagempt_BR
dc.description.abstract2Bandeirante iconography is directly related to the conquest of Spanish lands, from Rio Grande do Sul to Amazonas. It was based on a lithograph made up of drawings by Debret in "Soldadosíndios de Mogi das Cruzes combatendo botocudos" (Indian Soldiers from Mogi das Cruzes Fighting Botocudos), published in his book Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (Picturesque and Historical Trip to Brazil), 1835. In it a Bandeirante appears dressed in a doublet or quilted, arrow-proof breastplate that goes all the way down to his knees, hiding part of his arm. The harquebus (firearm) in his hand and a wide-brimmed hat, leather bag and belt make up the accessories of this manly figure. It is not clear, however, whether he is wearing leggings or high boots.en_US
dc.description.abstract2On the occasion of Brazil’s First Centenary of Independence, in 1922, Afonso Taunay requested that the Italian sculptor, Luigi Brizzolara model the Bandeirantes Raposo Tavares and Fernão Dias in Carrara marble, pieces destined for the Paulista Museum’s entrance hall, and of Anhanguera for the Trianon Park. The sculptor’s European background made him add plastic elements, exalting the figure of the virile man, well-built and made stronger looking by the garments and high boots. Furthermore, the figures gain an esthetic order, with the Greek posture of one foot forward, and military, with the harquebus and the shell-shaped sword, as well as well-cut clothes. Contrasting to the simplicity in which they lived in this wilderness, the new hero-man was thus enthroned in the Paulistana iconography, idealized and Europeanized, a far throw from his real mestizo state, in which he lived in the utmost poverty. The image of the Bandeirante goes from sculptures to the heraldic through the work of Paulista painter José Wasth Rodrigues – who shows his work in school books and in the Brazilian imaginary – with the São Paulo City coat-of-arms.en_US
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyMAURO, José de Carvalho. A Nova História do Brasil. São Paulo: Editora Paulista, 2010. Anhanguera. <<http://www.monumentos.art.br/monumento/anhanguera>> Acessado em: 21 de setembro de 2016pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. São Paulo Artes e Etnias. Editoras Empresa oficial e editora Unesp, 2007pt_BR
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