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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381329
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPercival Tirapeli-
dc.date.accessioned2018-11-29T18:47:47Z-
dc.date.available2018-11-29T18:47:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTIRAPELI, Percival. Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra, São Paulo: Edições SESC, 2018. p. 60pt_BR
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381329-
dc.description.abstractAs capitais La Paz, Assunção, Santiago do Chile, Montevidéu e Buenos Aires, tiveram suas praças maiores atualizadas estilisticamente segundo modismos do século XIX.Os mestres espanhóis de pintura, como Ginés de Aguirre ( 1727 -1800) e Cosme de Acuña, e de arquitetura, Antonio González Velázquez (1723 -1793), e os escultores Manuel Arias, sendo o mais destacado Manuel Tolsá, difundiram o novo gosto por toda a América Espanhola. Tolsá que chegou ao México em 1792 fez a escultura equestre de Carlos IV, à maneira da estátua equestre de Marco Aurélio, que se encontra no Campidoglio, em Roma. Esta nova remodelação do espaço público a partir de 1803, com esculturas que representassem as virtudes humanas, tornou-se moda durante todo o século XIX. As plazas mayores foram remodeladas ao gosto neoclássico ou eclético onde se encontravam os antigos palácios de governadores e dos bispos, com traços da arquitetura colonial. Dos exemplares mais puros de palácio governamental são o de Quito que ainda no período colonial foi engalado com dignas colunas neoclássicas. O Palácio de la Moneda, antiga casa de fundição, em Santiago do Chile ganhou dignidade e monumentalidade palaciana. Outros se emanciparam com novas fachadas ecléticas ao gosto francês como os de La Paz, dureza clássica alemã em Bogotá e mutilação do Cabildo em Buenos Aires que praticamente descaracterizou sua Plaza Mayor.A imagem da nova cidade americana na segunda metade do século XIX espelhou-se na Paris reformulada de Georges-Eugène Hausmann (1809-1891), traçando grandes vias radiais, a partir de monumentos cívicos, como o Arco de Triunfo, o obelisco da Praça da Concórdia e a cúpula do Panteão, originalmente uma igreja, foi transformada em monumento dos heróis daquela nação.Este espírito francês pairou desde o Capitólio da capital norte-americana de Washington, que começou a ser concebida segundo Thomas Jefferson com triangulo frontão grego e cúpula grandiosa. Este ideal daquela nação livre passou para construções também com grandes cúpulas da segunda metade do século XIX e XX como nas capitais Buenos Aires, Havana, Montevidéu e o Pantão de Assunção. Dessa maneira, as novas capitais americanas ganharam traçados com linhas diagonais sobre o traçado ortogonal, como Buenos Aires; alamedas ou passeios públicos, a exemplo de Lima, Cidade do México com arco de triunfo e os obeliscos (memorial de Georges Washington, 1848 na capital norte americana) mesmo que tardios em Buenos Aires (1936) e em São Paulo (1955). As novas ideias divulgadas pelos enciclopedistas provocaram o declínio do interesse religioso para o sociopolítico positivista. O estilo vigente daqueles revolucionários franceses era o neoclássico e isto provocou reformas nas antigas construções coloniais governamentais levando ao ocultamento em parte do esplendor das antigas plazas de armas ou mayores. O resultado foi a aparência de novos ares burgueses como em Bogotá, La Paz, Cidade da Guatemala e Cidade do Panamá.pt_BR
dc.language.isoN/Apt_BR
dc.publisherPublicadora: Jaqueline Pereira de Vasconcelos, Fotografia: Percival Tirapeli, Texto: Percival Tirapelipt_BR
dc.subjectCapitais no Cone Sulpt_BR
dc.subjectSécs. XVI e XIX- Colonial e Neoclássicopt_BR
dc.subjectSéculo XVI e XIX- Colonial e Neoclássicopt_BR
dc.subjectColonial e Neoclássicopt_BR
dc.subjectArgentina - Buenos Airespt_BR
dc.subjectBolívia - La Pazpt_BR
dc.subjectParaguai - Assunçãopt_BR
dc.subjectChile - Santiagopt_BR
dc.subjectCapitaispt_BR
dc.subjectPercival Tirapelipt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectArgentinapt_BR
dc.subjectBolíviapt_BR
dc.subjectParaguaipt_BR
dc.subjectChilept_BR
dc.subjectRemodelaçãopt_BR
dc.subjectNeoclássicopt_BR
dc.subjectEcléticopt_BR
dc.subjectColonialpt_BR
dc.titleCapitais no Cone Sul. Sécs. XVI e XIX.pt_BR
dc.typetextopt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
Appears in Collections:Patrimônio Cultural

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Argentina - Buenos Aires (1).jpgArgentina - Buenos Aires818.96 kBJPEGView/Open
Argentina - Buenos Aires (2).JPGArgentina - Buenos Aires1.67 MBJPEGView/Open
Argentina - Buenos Aires (3).JPGArgentina - Buenos Aires1.8 MBJPEGView/Open
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Bolívia - La Paz (1).JPGBolívia - La Paz2.8 MBJPEGView/Open
Bolívia - La Paz (2).JPGBolívia - La Paz2.95 MBJPEGView/Open
Bolívia - La Paz (3).JPGBolívia - La Paz2.77 MBJPEGView/Open
Bolívia - La Paz (4).JPGBolívia - La Paz3.06 MBJPEGView/Open
Bolívia - La Paz (5).JPGBolívia - La Paz3.09 MBJPEGView/Open
Bolívia - La Paz (6).JPGBolívia - La Paz3.21 MBJPEGView/Open
Bolívia - La Paz (7).JPGBolívia - La Paz3.28 MBJPEGView/Open
Bolívia - La Paz (8).JPGBolívia - La Paz2.74 MBJPEGView/Open
Paraguai - Assunção (1).JPGParaguai - Assunção856.54 kBJPEGView/Open
Paraguai - Assunção (2).JPGParaguai - Assunção1.05 MBJPEGView/Open
Paraguai - Assunção - Panteão .JPGParaguai - Assunção677.81 kBJPEGView/Open
Paraguai - Assunção (3).JPGParaguai - Assunção1.04 MBJPEGView/Open
Paraguai -Assunção (4).JPGParaguai - Assunção861.74 kBJPEGView/Open
Santiago do Chile Palácio de lla Moneda (1).JPGSantiago do Chile Palácio de la Moneda2.6 MBJPEGView/Open
Santiago do Chile Palácio de lla Moneda (2).JPGSantiago do Chile Palácio de la Moneda2.33 MBJPEGView/Open
 

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