You are in the accessibility menu

Admin Tools
Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381389
Title: 
Ensino Colaborativo: uma proposta para a escolarização do estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento
Other Titles: 
Texto 1 - Redefor - Educação Especial - 1 edição - D14 - Ensino Colaborativo: o papel do professor do SAPE ao Estudante com TGD
Author(s): 
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
Abstract: 
Caro cursista, você já parou para pensar que a parceria, ou seja, a colaboração sempre esteve presente na sociedade? Também é verdade que os trabalhados realizados em parcerias sempre alcançam os melhores resultados. Neste sentido, tomando como referência a escolarização de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) em contextos inclusivos, vários autores, ainda no século XX, já alegavam que o trabalho desenvolvido em parceria entre os professores da educação especial e de classe comum, denominado ensino colaborativo, constituía-se em uma proposta muito eficaz (PUGACH; JOHNSON, 1995; COOK; FRIEND 1995; WOOD, 1998; WALTHER-THOMAS; KORINEK; MCLAUGHLIN, 1999).
Issue Date: 
1-Jun-2015
Citation: 
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Ensino Colaborativo: uma proposta para a escolarização do estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento. São Paulo: Unesp/NEaD/Redefor, 2015. (Trata-se do Texto 1 da disciplina 14 - Ensino Colaborativo: o papel do professor do SAPE ao Estudante com TGD, do Programa Rede São Paulo de Formação Docente, Educação Especial, 1ª edição)
Publisher: 
Unesp - NEaD (IEP3) - Redefor
Keywords: 
  • Ensino colaborativo
  • Escolarização
  • Estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento
  • Transtorno Global do Desenvolvimento
  • TGD
  • Redefor
  • EE
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381389
Licence Type: 
Prazo de proteção legal dos direitos da obra
Type: 
texto
Credits: 
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin (governador). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Herman Jacobus Cornelis Voorwald (secretário). Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Maria Elizabete da Costa (coordenadora Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”). Silvia de Andrade da Cunha Galletta (coordenadora); UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Julio Cezar Durigan (reitor). Marilza Vieira Cunha Rudge (vice-reitora). Eduardo Kokubun (pró-reitor de Pós-Graduação); Professora Lourdes Aparecida M. S. Pinto (assessora da PROPG); Edivaldo Domingues Velini (Fundunesp – diretor presidente); Redefor Unesp/SEESP. Professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen (coordenadora acadêmica do Redefor). Professor Klaus Schlünzen Júnior (coordenador de mídias). Ari Araldo Xavier de Camargo. Luis Fernando Xavier de Almeida (desenvolvimento de siste
Appears in Collections:Textos - Redefor

Item Files
File Description SizeFormat 
unesp-nead-iep3-redefor-ee-tgd-d14-texto1-2015.pdfRedefor - EE - D14 - Texto 1 - download193.42 kBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.