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Título: 
Ensino Colaborativo: uma proposta para a escolarização do estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento
Título alternativo: 
Texto 1 - Redefor - Educação Especial - 1 edição - D14 - Ensino Colaborativo: o papel do professor do SAPE ao Estudante com TGD
Autor(es): 
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
Resumo: 
Caro cursista, você já parou para pensar que a parceria, ou seja, a colaboração sempre esteve presente na sociedade? Também é verdade que os trabalhados realizados em parcerias sempre alcançam os melhores resultados. Neste sentido, tomando como referência a escolarização de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) em contextos inclusivos, vários autores, ainda no século XX, já alegavam que o trabalho desenvolvido em parceria entre os professores da educação especial e de classe comum, denominado ensino colaborativo, constituía-se em uma proposta muito eficaz (PUGACH; JOHNSON, 1995; COOK; FRIEND 1995; WOOD, 1998; WALTHER-THOMAS; KORINEK; MCLAUGHLIN, 1999).
Data de publicação: 
1-Jun-2015
Citação: 
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Ensino Colaborativo: uma proposta para a escolarização do estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento. São Paulo: Unesp/NEaD/Redefor, 2015. (Trata-se do Texto 1 da disciplina 14 - Ensino Colaborativo: o papel do professor do SAPE ao Estudante com TGD, do Programa Rede São Paulo de Formação Docente, Educação Especial, 1ª edição)
Publicador: 
Unesp - NEaD (IEP3) - Redefor
Palavras-chaves: 
  • Ensino colaborativo
  • Escolarização
  • Estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento
  • Transtorno Global do Desenvolvimento
  • TGD
  • Redefor
  • EE
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
Endereço permanente: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381389
Tipo de Licença: 
Prazo de proteção legal dos direitos da obra
Tipo: 
texto
Créditos: 
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin (governador). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Herman Jacobus Cornelis Voorwald (secretário). Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Maria Elizabete da Costa (coordenadora Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”). Silvia de Andrade da Cunha Galletta (coordenadora); UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Julio Cezar Durigan (reitor). Marilza Vieira Cunha Rudge (vice-reitora). Eduardo Kokubun (pró-reitor de Pós-Graduação); Professora Lourdes Aparecida M. S. Pinto (assessora da PROPG); Edivaldo Domingues Velini (Fundunesp – diretor presidente); Redefor Unesp/SEESP. Professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen (coordenadora acadêmica do Redefor). Professor Klaus Schlünzen Júnior (coordenador de mídias). Ari Araldo Xavier de Camargo. Luis Fernando Xavier de Almeida (desenvolvimento de siste
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