Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/39945
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sogabe, Milton | pt_BR |
dc.contributor.author | Leote, Rosangella | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-07-29T20:58:47Z | - |
dc.date.available | 2011-07-29T20:58:47Z | - |
dc.date.created | 2011-07-29 | - |
dc.date.issued | 2011-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/39945 | - |
dc.description.abstract | Os seres humanos desenvolvem um corpo que é biológico e cultural adaptado às suas necessidades. Cada indivíduo pode perceber o mundo de uma maneira subjetiva e se comunicar com outros através de linguagens, materializando suas percepções e seus pensamentos, colaborando assim para a construção coletiva da realidade. A arte está dentro desse contexto, mas como em qualquer área do conhecimento, opera com suas especificidades que são de natureza poética. A poética pessoal é o resultado da maneira individual como alguém percebe a realidade, afetada pela sua experiência de vida, e compartilhada com a sociedade através de obras que passam a ser bens culturais. Esses bens, entretanto, refletem implícita relação com a sociedade, por isso, ao abarcar o processo criativo como um resultado do modo do artista estar no mundo, é necessário também conhecer os modos pelos quais a obra chega até o receptor, que, enfim, corrobora o valor de arte prospectado pelo artista ao fazer sua produção. Os artistas desenvolvem sua poética criando obras que exploram do corpo ao universo, do micro ao macro, lançam-se pela superfície do planeta, pelo espaço e submergem na água, utilizam os recursos existentes sejam teóricos ou tecnológicos, para perceber e materializar novas realidades. Assim, nesta disciplina, elaboramos uma proposta que inicia discutindo aspectos da realidade que são responsáveis pela concepção de mundo que o artista vivencia. Na segunda semana, examinaremos quais desses aspectos aparecem no contexto da arte e da comunicação visando reconhecer as possíveis linguagens da arte. Dentre essas linguagens, veremos, na terceira semana, como o papel do corpo foi aproveitado ou compreendido tanto do ponto de vista do artista, quanto do envolvimento do fruidor com a obra. Na quarta semana, trataremos especialmente das interconexões com a ciência e tecnologia de várias épocas e finalizaremos, na última semana, com a demonstração de que a natureza interdisciplinar e convergente é enfim, um procedimento comum para a arte. | pt_BR |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Poética, linguagens e mídias - Artes Redefor Disciplina 8 | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poética, Linguagens, Mídias, Comunicação, Convergência de mídias, Corpo, Interatividade, Linguagem poética, Percepção, Processo criativo | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
art_m4d8_tm01.pdf | Tema 1 - Construindo a realidade | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
art_m4d8_tm03.pdf | Tema 3 - O corpo como arte | 2.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
art_m4d8_tm02.pdf | Tema 2 - Comunicação e arte | 2.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
art_m4d8_tm04.pdf | Tema 4 - Arte e Tecnologia | 2.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
art_m4d8_tm05.pdf | Tema 5 - Convergências e Diálogos | 2.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.