Novas Formas de Habitar

Título completo:

Memória e novas formas de habitar a cidade de São Luiz de Paraitinga


Objetivos:

  • Organizar a juventude de São Luiz ligada à fanfarra em torno das problematizações existenciais provocadas pela quase destruição da cidade com suas habitações, e lugares de filiações. Interrogar as angústias suscitadas e os virtuais potenciais de reconstrução da vida em novos sentidos. Desta forma deslocar-se-á aquilo que é da ordem do privado, do íntimo, da angústia da perda para um comprometimento político com a história que necessariamente se faz a partir do coletivo.
  • Pensar o grupo de jovens como dispositivo em ação apontando para as linhas de força ou seja a linha do poder de criação e invenção através das diferentes oficinas ofertadas tais como: 1- Teatro pelos cantos dessa cidade, 2- Expressão musical, compondo novas sensibilidades, 3- Resgate da memória através da arte, 4- Produção de imagens: olhares da cidade, 5- CircoLando na cidade através da dança, 6- Toca ai: o Brasil (en) cantado pelos batuques, 6- O(s) boi(s) afogado(s): cartografias de uma cidade que se reinventa.
  • Produzir movimentos autogestivos e auto-analíticos na busca da concretização de novos projetos coletivos que possam culminar na compra de instrumentos musicais que viabilizariam o ressurgimento da fanfarra.

Coordenação:

Soraia Georgina Ferreira de Paiva Cruz, FCL-CAs - Assis.

Buscar no Acervo